21°
Máx
17°
Min

Penitenciárias do Paraná recebem equipamentos de revista pessoal usados durante os Jogos Olímpicos

(Foto: Divulgação/Depen) - Depen recebe equipamentos usados nos Jogos Olímpicos
(Foto: Divulgação/Depen)

As penitenciárias do Paraná já começaram a receber parte dos equipamentos utilizados nas revistas pessoais nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. De acordo com o diretor do Departamento Penitenciário Estadual (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, serão ao todo 60 equipamentos, dos quais 12 já estão em uso no Estado. A doação é do Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional, que garantiu ainda a instalação dos equipamentos.

Cartaxo explicou que os equipamentos fazem parte da contrapartida recebida pelo Estado pela participação na segurança dos jogos olímpicos. "O sistema prisional do Paraná ganhou em dois aspectos com essa participação, tanto no físico, com os aparelhos que estão vindo para o sistema, como em conhecimento com a participação em um evento dessa natureza", afirma Cartaxo.

As unidades prisionais de Curitiba, Região Metropolitana, Maringá, Francisco Beltrão, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Cruzeiro do Oeste já estão utilizando os equipamentos, sendo portais detectores de metais, raquetes manuais e raio-x para revista de sacolas (objetos permitidos de entrada aos presos nas unidades prisionais).

Colaboração Depen