22°
Máx
16°
Min

Pesquisa avalia perfil dos turistas de Ponta Grossa e região

(Foto: AEN) - Pesquisa avalia perfil dos turistas de Ponta Grossa e região
(Foto: AEN)

O Sebrae constatou o perfil do turista que visita Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais por meio de uma pesquisa tabulada recentemente. A sondagem ouviu 100 pessoas que estavam hospedadas em hotéis e que, também, usufruíram de restaurantes da cidade durante o mês de novembro de 2015.

O resultado da pesquisa mostrou que 77% dos turistas são homens, com idade média de 42 anos, renda de R$ 8,9 mil e que ficam duas pernoites na cidade. Cerca de 79% deles têm formação superior. A maioria dos turistas (99%) utiliza hotéis para se hospedar, enquanto que os demais procuram outros meios de hospedagem. Cerca de 87% dos entrevistados afirmaram que vem para Ponta Grossa a negócios, 6% para participar de seminários ou congressos, 4% para estudar e 3% por outros motivos.

Em Ponta Grossa e  região, 77% dos turistas são homens com idade média de 42 anos e renda mensal de  R$ 8,9 mil

Outro dado importante mostra que 89% dos turistas consomem ou gostariam de consumir a gastronomia regional. Destes, 29% deles também afirmaram que fazem compras na cidade, 19% realizam passeios ao ar livre e 13% visitam os atrativos turísticos. Também foi constatado que 10% dos entrevistados procuram os atrativos culturais do município e 5% não fazem qualquer outra atividade.

Dentre os ouvidos na pesquisa, 20% vieram para Ponta Grossa pela primeira vez, enquanto que outros 80% retornam ao município pelo menos duas vezes ao mês. Questionados a respeito de como planejam a vinda para Ponta Grossa ou demais cidades da região, 42% dos entrevistados disseram que procuram sites de buscas, 28% buscam informações no site dos hotéis, 20% por indicação de um amigo, 17% procuram as agências de turismo e viagem e 12% pesquisam sites de viagens e reservas. Desses, 6% deles afirmaram que utilizam o site do evento que vão participar para buscar informações.

Pesquisa mostra que  89% dos turistas consomem ou gostariam de consumir a gastronomia local, e 29%  deles garantem fazer compras na cidade

Para a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, a pesquisa é importante pois direciona de forma assertiva o planejamento de ações para o setor. “A pesquisa nos mostra dados importantes e reforça que a região atrai turistas de negócios, que é uma das linhas de atuação do Sebrae/PR. Com isso, o trade turístico poderá nortear suas ações, com estratégias voltadas a esse público, que se interessa pela gastronomia local, por exemplo, e que consome produtos e serviços na nossa região”, diz.

Ainda segundo a consultora, é possível também fortalecer a comercialização de roteiros turísticos. “Quase 70% dos turistas são do Paraná, 24% de São Paulo, 2% do Rio Grande do Sul e o mesmo percentual de Santa Catarina e 1% do Rio de Janeiro”, acrescenta. Para ela, as informações levantadas pelo Sebrae/PR reforçam a pesquisa que foi desenvolvida em 2014, nos meses de março e abril, mesmo em outras épocas, por estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e que tinha como objetivo investigar o perfil do hóspede e ocupação hoteleira de Ponta Grossa.

“Quase 70% dos  turistas são do Paraná, 24% de São Paulo, 2% do Rio Grande do Sul e o mesmo  percentual de Santa Catarina e 1% do Rio de Janeiro”

O trabalho desenvolvido pelas estudantes de turismo Mayra Prestes Lima, Anaïs Kovaleski, Ethiene Michetti Leme Sales e coordenado pelo professor Luiz Fernando de Souza mostrou que dos 826 hóspedes ouvidos, 75% eram homens, 83% estavam na cidade a negócios, 31% tinham entre 31 e 40 anos de idade, 45% tinham grau superior completo e 24% permaneciam dois dias em Ponta Grossa.

A pesquisa realizada pelas acadêmicas da UEPG também mostrou a taxa de ocupação hoteleira no município. Durante a semana a ocupação era de quase 69% enquanto que no final de semana era de 57%. “A pesquisa é importante para mostrar o perfil dos turistas que vêm para Ponta Grossa e também para as pessoas saberem o que move o turismo local”, diz a turismóloga Mayra Prestes Lima.

Colaboração da Assessoria de Imprensa.