21°
Máx
17°
Min

PF cumpre reintegração de posse, mas índios voltam a ocupar área

(Foto: Divulgação) - PF cumpre reintegração de posse, mas índios voltam a ocupar área
(Foto: Divulgação)

Uma força policial retirou mais de 100 indígenas que invadiram propriedades rurais no interior do município de Laranjeiras do Sul, a 114 quilômetros de Guarapuava. A operação envolveu cerca de 170 agentes de segurança. Cerca de 200 índigos ocupavam a área desde dezembro do ano passado.

O objetivo da operação foi retirar um grupo de indígenas que invadiu 13 propriedades ruras no município. O Exército, o Pelotão de Choque da Polícia Militar e a Polícia Federal participaram da ação. Não houve resistência e mais de 100 índios saíram das terras de forma pacífica. Já as famílias que puderam voltar para as casas encontraram as residências danificadas e vários objetos e animais foram furtados.

Apesar de toda a ação ocorrida ontem (23), logo no início da manhã desta quinta-feira (24) os índios voltaram a invadir as áreas. A Polícia Federal já está na cidade para tentar impedir que os indígenas ocupem novamente as casas dos produtores rurais.

Passo Liso

A ocupação da área de Passo Liso pelos índios kaigangues já se arrasta desde 2007. Em 31 de outubro daquele ano, o Ministério da Justiça editou a Portaria nº 1.794/2007, declarando como de tradicional ocupação dos índios kaigang a área conhecida como 'Fazenda Passo Liso'.

Desde então, os agricultores da região entraram com várias ações pedindo a declaração de nulidade de portaria – em todos os casos, a Justiça Federal de Guarapuava reconheceu o direito dos proprietários das terras e declararam nulos os efeitos da portaria do Ministério da Justiça.

Colaboração Ângelo Neto, da Rede Massa, e Rede Sul de Notícias.