28°
Máx
17°
Min

PG espera imunizar 75 mil pessoas contra a gripe

(Foto: Divulgação) - PG espera imunizar 75 mil pessoas contra a gripe
(Foto: Divulgação)

Na próxima semana, Ponta Grossa inicia a Campanha de Vacinação da influenza H1N1 que se estenderá até dia 20 de maio em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A expectativa é vacinar cerca de 75 mil pessoas que pertencem aos grupos de risco: crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde que tratam, cuidam e monitoram pacientes, gestantes, puérperas até 45 dias, idosos, pessoas com doenças crônicas e funcionários do sistema prisional.

“O vírus da Influenza, ao contrário do que as pessoas possam pensar, não age apenas no sistema respiratório, ele atinge vários órgãos e desencadeia complicações de quadros já existente. A vacina é eficaz e protege, é importante que o público tenha essa consciência e vá até as unidades de vacinação”, diz a gerente de imunização, Úrsula Kemmelmeier.

As UBS trabalharão com horário diferenciado durante as duas primeiras semanas de campanha, de 25 de abril a 6 de maio. O público-alvo poderá procurar a vacina a partir das 9h até as 18h. “Fizemos um estudo para que todos conseguissem ir até as UBS e se imunizar”, comenta o coordenador da Atenção Primária, Robson Xavier.

A população alvo poderá procurar a vacina nas seguintes unidades: Egon Roscamp (Santa Paula), Rômulo Pazinato (CAS Nova Rússia), Cyro Garcia (CAS Oficinas), Lauro Müller (Santa Maria), Antônio Saliba (Parque dos Sabiás/Parque dos Pinheiros), Clyceu de Macedo (Santa Terezinha), Abraão Federman (Uvaranas), Cleon de Macedo (Jardim Paraíso), Júlio de Azevedo (Vila Vilela), Roberto Portela (Ronda), Zilda Arns (Parque Nossa Senhora das Graças), Madre Josefa (Vila Princesa/Coronel Cláudio), Carlos Ribeiro de Macedo (Parque do Café), Antônio Russo (São José), Nilton de Castro (Parque Tarobá), Jayme Gusman (Vila Estrela), Distrito de Guaragi e Biscaia. Todos deverão levar documento, crianças com o cartão de vacina e doentes crônicos deverão levar uma indicação médica.

Dia D de vacinação

No dia 30 (sábado) acontece a estratégia nacional de vacinação, Dia D. As 18 UBS estarão abertas para vacinas, das 8h às 17h. As pessoas que não conseguirem ir até as UBS durante a semana, poderão ser vacinadas neste dia.

Colaboração Assessoria de Imprensa.