22°
Máx
14°
Min

PG investe em turismo autoguiado com tecnologia QR code

(Foto: Divulgação) - PG investe em turismo autoguiado com tecnologia QR code
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Turismo e parceiros, lançou a Coleção Ruas do Passado. O projeto vai fazer um resgate histórico de ruas e locais da cidade que tiveram seus nomes modificados no século XIX com placas informativas e tecnologia QR code para acessar mais informações. As primeiras placas do projeto devem ser afixadas em sete ruas e praças até o final do mês.

As placas vão conter o nome antigo da rua e também um breve histórico explicando as razões do nome que faziam referência ao império ou à Igreja Católica. A placa também contém um QR Code, dispositivo que quando escaneado pelo celular dá acesso a mais materiais informativos sobre os imóveis e o projeto. Esse artifício tecnológico já é utilizado para o turismo em várias capitais do Brasil.

O turismólogo da Fundação Municipal de Turismo, Marcelo Uczak Konofal, comenta que a iniciativa pretender incentivar uma visita autoguiada, onde o turista não precisa de acompanhamento e consegue extrair as principais informações sobre a história de cada local. “Nosso objetivo é trazer informação para toda a área histórica da cidade, já temos mais de 30 localidades pesquisadas para serem incluídas no projeto nos próximos meses”, explica o turismólogo.

Jovercindo Pereira é proprietário do bar ‘Botequim da Original’, onde foi realizado o lançamento e onde será fixada a placa da antiga Rua do Imperador, hoje rua XV de Novembro. Para ele tudo que resgata o passado merece ser valorizado. “Me apaixonei pelo projeto desde o início, tem a ver com a proposta do nosso estabelecimento de ressaltar o passado e não deixar a história da cidade morrer”, ressalta o proprietário.

As primeiras ruas que receberão as placas são Rua Augusto Ribas, antiga Rua das Tropas, Rua Sete de Setembro, antiga Rua Humaytá e Rua Marechal Deodoro da Fonseca, antiga Rua Imperatriz Tereza Cristina. E ainda as praças Barão de Guaraúna, antigo Largo São João, Barão do Rio Branco, antigo Largo do Rosário e Marechal Floriano Peixoto, antigo Largo da Matriz.

Colaboração Assessoria de Imprensa.