27°
Máx
13°
Min

PM divulga resultado de operação de aniversário na região

Em comemoração ao aniversário de 116 anos do 1º Batalhão, Polícia Militar deflagrou operação em três cidades (Foto: Divulgação / PM) - PM divulga resultado de operação de aniversário na região
Em comemoração ao aniversário de 116 anos do 1º Batalhão, Polícia Militar deflagrou operação em três cidades (Foto: Divulgação / PM)

Para comemorar o aniversário de 116 anos do 1º Batalhão de Polícia Militar, mais de 150 policiais foram às ruas nesta terça-feira (1º) em uma megaoperação que aconteceu em três cidades pertencentes ao 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM): Castro, Palmeira e Ponta Grossa. A ação durou 24 horas e os resultados foram divulgados pela Comunicação Social da PM.

Foram abordadas 548 pessoas e 229 veículos, além de fiscalizar 29 estabelecimentos comerciais. Ao final das atividades, duas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no assalto a um posto de combustíveis na Avenida Souza Naves. Também foi apreendida maconha e uma espingarda durante a operação.

Abordagens e fiscalizações aconteceram em diversos pontos da cidade (Foto: Divulgação / PM)

“O nosso objetivo é proporcionar uma melhoria na segurança da região nas principais cidades da área do 1º BPM, aplicando diferentes tipos de policiamento com os nossos pelotões. Esta operação foi como um presente para a comunidade”, disse o comandante do 1º BPM, major Edmauro de Oliveira Assunção. As ações começaram na terça-feira e seguiram até esta quarta-feira (2), contaram com 25 viaturas e 156 policiais militares, inclusive do efetivo administrativo, além do apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

“No decorrer da operação, nossas equipes policiais cumpriram mandados de busca e apreensão, fizeram bloqueios de vias, abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos, blitze de trânsito e intensificaram o policiamento em áreas estratégicas com o policiamento montado, motorizado e a pé”, explica o auxiliar de comunicação do 1º BPM, sargento Lucas Fabiano de Oliveira.

Mais de 500 pessoas foram abordadas nas três cidades da operação (Foto: Divulgação / PM)

História

O 1º Batalhão de Polícia Militar é uma das unidades mais antigas da Polícia Militar do Paraná, criado em 1º de março de 1900. Inicialmente com sede em Curitiba, sua área de operação abrangia todo o interior do Paraná. Somente em 1964 sua sede foi transferida para a cidade de Ponta Grossa, com a área restrita a 31 municípios.

Já em 1970, o 1º BPM foi reorganizado e sua área operacional ficou com 22 cidades, atendidas por três companhias com sedes em Ponta Grossa, Irati e Telêmaco Borba, além de um Pelotão destacado em Castro e um Pelotão de Comando e Serviços na sede do batalhão.

Em julho de 1978, o 1º BPM passou suas instalações para a Rua Professor Cardoso Fontes, onde permanece até hoje. Desde 2010, a unidade passou a ser subordinada ao 4º Comando Regional de Polícia Militar (4º CRPM), sendo responsável por nove municípios da região dos Campos Gerais: Ponta Grossa, Palmeira, Porto Amazonas, Castro, Carambeí, Piraí do Sul, Arapoti, Sengés e Jaguariaíva. Desde sua criação, a unidade contou com 38 comandantes.

Colaboração Assessoria de Imprensa.