22°
Máx
16°
Min

Polícia Ambiental encontra mais de 120 árvores derrubadas

Foram retirados 62 pinheiros, 32 imbuias e 25 xaxins, espécies ameaçadas de extinção (Foto: Divulgação / Polícia Ambiental) - Polícia Ambiental encontra mais de 120 árvores derrubadas
Foram retirados 62 pinheiros, 32 imbuias e 25 xaxins, espécies ameaçadas de extinção (Foto: Divulgação / Polícia Ambiental)

A Polícia Ambiental encontrou uma área de desmatamento em uma propriedade rural localizada em Ivaí, no início da tarde de segunda-feira (10). De acordo com a Polícia Ambiental, após receber denúncias anônimas, os policiais foram até o local e encontraram a área, de onde foram retirados 62 pinheiros, 32 imbuias e 25 xaxins, espécies ameaçadas de extinção.

Os policiais constataram ainda que uma área de 6,15 hectares de Mata Atlântica em avançado estágio de regeneração havia sido devastada. Do local, foram retiradas espécies, como pinheiro e imbuia. Na propriedade, foram encontrados 150 metros cúbicos de lenha nativa de diversas espécies, além de 85 metros cúbicos de toras de imbuia.

Os autores dos danos ambientais foram identificados. Eles não possuíam documento legal que autorizasse os cortes. Diante dos fatos, foi elaborado Boletim de Ocorrência, cujas cópias foram encaminhadas até a Delegacia de Ivaí e ao escritório do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Ponta Grossa para as devidas providências penais e administrativas. A madeira foi apreendida, ficando sob responsabilidade do proprietário da área até decisão das instâncias superiores.

Colaboração Rádio Najuá.