20°
Máx
14°
Min

Polícia apreende 70 toneladas de fertilizantes falsificados

Produtos encontrados em Naviraí (MS) podem ter sido produzidos em Laranjeiras do Sul (Foto: Divulgação / Polícia Civil) - Polícia apreende 70 toneladas de fertilizantes falsificados
Produtos encontrados em Naviraí (MS) podem ter sido produzidos em Laranjeiras do Sul (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Cerca de 70 toneladas de fertilizantes falsificados foram apreendidas pela Polícia Civil de Cascavel, em continuidade a Operação Safra, no município de Naviraí (MS). A operação aconteceu na última quinta-feira (30), mas só foi divulgada nesta terça-feira (5) pelas autoridades.

A operação, que está em sua 9ª fase, teve como objetivo localizar parte da carga produzida pela fábrica clandestina de fertilizantes, interditada em Laranjeiras do Sul no dia 08 de junho deste ano. Estima-se que o prejuízo ultrapasse R$ 50 milhões.

Investigadores do Setor de Crimes Econômicos, Fraudes e Estelionato de Cascavel (Sicrefe), encontraram dentro da fábrica alguns documentos que levaram os policiais até os agricultores que adquiriram os produtos adulterados.

Os produtos passarão por exame técnico pericial para confirmar que são parte da carga vendida pela fábrica. Tudo indica que os fertilizantes apreendidos são oriundos da fábrica de Laranjeiras do Sul. A mercadoria foi transportada para Cascavel em carretas cedidas por empresas de transporte da região.

Para o delegado-titular da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, Adriano Chohfi, a falsificação dos fertilizantes traz grandes prejuízos aos fabricantes. “O dano causado aos agricultores vai além de não ter os resultados esperados com a sua plantação, os riscos à saúde e o aumento dos custos na sua produção também geram muito prejuízo”, disse Chohfi.

Os suspeitos que integram a quadrilha, já foram identificados e continuam foragidos. A Polícia Civil continua as investigações, afim de localizar também demais agricultores lesados pela compra dos produtos adulterados, bem como prender todos os envolvidos.

Colaboração Assessoria de Imprensa.