24°
Máx
17°
Min

Ponta Grossa registra 22 novos casos de Aids em 2016

(Foto: Divulgação) - Ponta Grossa registra 22 novos casos de Aids em 2016
(Foto: Divulgação)

A Aids é uma doença que não tem idade, cara, cor ou raça e, somente em 2016, foram registrados 22 novos casos em Ponta Grossa. Nesta quinta-feira (1º), em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Serviço de Assistência Especializada (SAE), preparou uma série de atividades para destacar e conscientizar a população sobre a doença. Todas as ações aconteceram na Concha Acústica.

Foram realizadas apresentações culturais com as ONGs Reviver e Renascer. No espaço também havia exposição de produtos artesanais. Durante todo o mês de novembro, alunos das escolas estaduais (9º Ano) participaram de um concurso para eleger a melhor frase sobre a AIDS. Três frases foram escolhidas e os criadores ganharam um notebook.

“A SMS investe e tem como principal objetivo a divulgação para prevenção da doença, sempre com ações estratégicas em parceria com SESC, 3ª Regional de Saúde e demais instituições”, comenta a coordenadora da Atenção Secundária, Paola Horochoski.

Através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que trabalha junto com o SAE, são realizados os testes rápidos e os aconselhamentos dos pacientes que procuram o serviço pela primeira vez. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm à disposição da comunidade os testes rápidos. O teste é sigiloso, seja no CTA ou nas UBS. Cada paciente que tiver o resultado positivo, começa imediatamente o tratamento.

“Cada equipe que temos, seja no SAE ou na UBS, se dedicam e cuidam dos usuários. É importante ter o diagnóstico precoce, para isso a população precisa se conscientizar. O município está fazendo a parte dele, a comunidade também precisa fazer: precisa se prevenir”, destaca a secretária da SMS, Angela Pompeu.

Colaboração Assessoria de Imprensa.