26°
Máx
19°
Min

Praça da Cidadania leva bem-estar a quase 5 mil pessoas no Cajuru

(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa) - Praça da Cidadania leva bem-estar a quase 5 mil pessoas no Cajuru
(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)

Cerca de cinco mil pessoas do bairro do Cajuru, em Curitiba, vivenciaram uma tarde de sábado diferente, com serviços e ações de saúde, bem-estar, lazer e recreação. As ações fizeram parte da Praça da Cidadania, evento promovido pela Coca-Cola FEMSA que tem entre os seus pilares promover o bem-estar e estreitar a relação com a comunidade situada no entorno das suas unidades. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, em parceria com a Prefeitura Municipal e outras 17 entidades, a Praça da Cidadania também integrou as comemorações de aniversário da cidade.

A Praça da Cidadania foi montada no Parque dos Peladeiros, tradicional ponto de lazer e de esportes da comunidade do Cajuru. Os espaços mais procurados pela população foram os que ofereceram serviços básicos de saúde, como medição de pressão e teste de glicemia, o de massagem e os de beleza – cortes, maquiagem, penteados e esmaltação de unhas.

“Trouxemos uma equipe com 25 profissionais para atender a comunidade, de forma a melhorar o visual e a autoestima de seus moradores”, afirmou Pedro Cesar Santos, um dos diretores do Instituto Embelleze, que participou pela primeira vez do evento. Segundo ele, é uma oportunidade também para os alunos melhorarem a prática e disputar uma vaga no mercado do trabalho com mais qualificação.

Outro espaço que movimentou a Praça da Cidadania foi o reservado para as atividades de esporte e lazer, principalmente a oficina de vôlei, coordenada pelo Instituto Leões do Vôlei, projeto dos atletas olímpicos Giba e Emanuel. Emanuel participou da oficina e ressaltou a importância desse projeto para a comunidade. 

“Aproximar pessoas e empresas que fazem a diferença das comunidades que necessitem de conscientização e de cuidados é o fator mais importante”, disse Emanuel.

Na área da saúde, as ações estiveram focadas na conscientização e combate ao Aedes egipty – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e nas dicas nutricionais para que tenham uma vida mais saudável. “Apresentamos os 10 passos de uma alimentação saudável para a população, de forma que ela tenha oportunidade de mudar seus hábitos”, ressaltou Sérgio Bello, coordenador do curso de Nutrição, da FAPAR, instituição que também participou do evento.

Além das ações de saúde e esportes, outras atrações foram oferecidas à comunidade aulas de dança nos mais variados ritmos, prática de futsal, torneio de skate, oficina de pintura entre outros. Também foram realizadas palestras informativas sobre segurança e cuidados com o meio ambiente, com distribuição de mudas de árvores.

Sobre a Praça da  Cidadania

A Praça da Cidadania é um evento social e  itinerante realizado desde 2003 em comunidades onde a Coca-Cola FEMSA Brasil  possui unidades de negócios. O objetivo é a construção de uma rede solidária e  integrada de ações capazes de promover melhorias na comunidade, oferecendo  informações sobre consumo responsável, cuidados com o meio ambiente,  importância da coleta seletiva e vida saudável. Em 2013, o programa recebeu o  título de “Reconhecimento a Melhor Prática em Responsabilidade Social", na  categoria “Alianças Entre Empresas”, concedido pelo Centro Mexicano para a  Filantropia. Em 2014, a Praça da Cidadania realizou 46 mil atendimentos.

Colaboração Assessoria de Imprensa.