21°
Máx
17°
Min

Prazo para Pagamento do Licenciamento Anual vai até novembro

(Foto: Detran-PR) - Prazo para Pagamento do Licenciamento Anual vai até novembro
(Foto: Detran-PR)

Começa hoje (1º) o período para pagamento do Licenciamento Anual referente a 2016. A data de vencimento da taxa varia confirme os dígitos finais da placa de cada veículo.

A cobrança realizada pelo Detran-PR vai de agosto a novembro. “É importante que os proprietários de veículos fiquem atentos ao prazo para pagamento. Aqueles que forem flagrados sem o documento, de porte obrigatório, podem sofrer as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro”, alerta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Calendário de pagamento

  • Placas finais 1 e 2: agosto
  • Placas finais 3, 4 e 5: setembro
  • Placas finais 6, 7 e 8: outubro
  • Placas finais 9 e 0: novembro

Pagamento

A taxa para todos os veículos é de R$ 75,59, mas proprietários em atraso com débitos de multas, Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) ou Dpvat terão os valores pendentes acrescentados na guia de recolhimento.

O licenciamento deve ser pago nas instituições bancárias credenciadas junto ao órgão de trânsito: Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob e Banco Rendimento. Correntistas do Banco do Brasil podem fazer o pagamento com o número do Renavam no caixa do autoatendimento ou pela internet.

Proprietários de veículos que não são correntistas devem seguir o passo a passo no caixa automático:

  1. Apertar a tecla entra e selecionar a opção consulta
  2. Selecionar protocolo para pagamento on-line
  3. Selecionar taxas Detran do Estado do Paraná
  4. Selecionar licenciamento anual / DPVAT
  5. Digitar número do Renavam
  6. Escolher a opção de pagamento do licenciamento e retirar o protocolo para pagar na agência ou banco conveniado

Após o pagamento do Licenciamento Anual e de todos os demais débitos, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) será enviado para o endereço cadastro junto ao sistema do departamento. Por conta disso, o Detran-PR reforça a orientação aos usuários de manter seus dados atualizados. Caso o documento não chegue após dez dias é possível consultar onde se encontra pelo site do Detran, em “veículo”, “licenciamento”, “entrega do CRLV”.

O documento de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), de porte obrigatório do veículo e na forma original. Quem for flagrado com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. A multa é de R$ 191,54 e a penalidade é de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Como medida administrativa o proprietário tem o veículo apreendido.

Colaboração Agência de Notícias do Paraná