28°
Máx
17°
Min

Prefeito de Ribeirão Claro conquista prêmio de empreendedorismo do Sebrae

(Foto: Divulgação) - Prefeito de Ribeirão Claro conquista prêmio de empreendedorismo do Sebrae
(Foto: Divulgação)

Pelo nono ano consecutivo, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece as boas práticas do executivo municipal em todo o País. Em 2016, a etapa paranaense contou com 22 finalistas, entre eles o prefeito de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro do Paraná, Geraldo Maurício Araújo. Ele foi o vencedor na categoria “Pequenos negócios no campo”. 

O projeto de hortas orgânicas foi uma das iniciativas que rendeu a Ribeirão Claro o troféu de Prefeito Empreendedor. Segundo Geraldo Araújo, a iniciativa é mais uma ação da prefeitura que visa a fixação do homem no campo. O projeto atende cerca de 30 produtores rurais, que recebem do poder público incentivo para produzir e distribuir os produtos. “Conseguimos construir um barracão e também oferecemos para os produtores rurais apoio na logística. Os produtos são comercializados nos municípios da região e em cidades do estado de São Paulo, como Ourinhos”, conta o prefeito.

A outra ação que foi destaque em Ribeirão Claro é o projeto Balde Cheio, idealizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a prefeitura e com a Cooperidal, cujo objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia. A Embrapa forneceu a tecnologia usada no projeto, enquanto a Cooperideal cedeu os técnicos que dão assistência para os pequenos produtores. O processo de implementação do projeto incluiu a formação das pastagens, além de técnicas para aumentar a produção de leite e higienização. A ideia, conforme Geraldo Araújo, é aumentar a produção com um custo menor e melhorar os pontos fracos da propriedade e do sistema de produção.

O projeto Balde Cheio possui uma metodologia inovadora e utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como "sala de aula prática", com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos: pesquisadores, extensionistas e produtores. O principal resultado da ação é a recuperação da autoestima e da dignidade do produtor.

Por fim, a produção de cafés especiais no município também contribui com a premiação do prefeito de Ribeirão Claro. O cooperativismo mudou a realidade dos cafeicultores do Norte Pioneiro do Paraná. Os cafeicultores de Ribeirão Claro formam um dos 12 núcleos do Projeto de Cafés Especiais, que começou em 2006, ‘puxado’ pelo Sebrae/PR e por produtores que queriam a mudança no conceito da produção. Todos os produtores trabalham em conjunto rumo a um objetivo comum: investir na cultura de cafés de qualidade, diferenciados e certificados, para melhorar a lucratividade nas lavouras e, consequentemente, a qualidade de vida dos produtores.

Geraldo Araújo recebeu a notícia sobre a primeira colocação na premiação com alegria e surpresa. “Não esperava. Minha preocupação é fazer o melhor pelo município, sem pensar em honrarias. No entanto, o reconhecimento é muito bom, principalmente para a imagem da cidade”, afirma.

(com assessoria de imprensa do Sebrae)