23°
Máx
12°
Min

Prefeitura anuncia epidemia de dengue

(Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas) - Prefeitura anuncia epidemia de dengue
(Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

A Prefeitura de Sarandi (a sete quilômetros de Maringá) divulgou que o município enfrenta uma epidemia de dengue. São 1,6 mil notificações, com 339 casos confirmados até esta terça-feira (8). A Secretaria de Saúde está intensificando as ações contra o mosquito Aedes aegypti e aguarda uma resposta da 15ª Regional de Saúde sobre o fornecimento do fumacê.

Desde janeiro, Sarandi tem observado um aumento no número de locais com larvas do mosquito transmissor da dengue - que também é o responsável pelo zika vírus e chikungunya. O setor de endemias intensificou os trabalhos, especialmente a aplicação de veneno com bombas costais. Antes, a atividade acontecia apenas à tarde e agora, também no período da manhã.

Porém, as ações não têm sido suficientes. A supervisora dos agentes de endemias, Dinah Cristina de Gois, informou que foi requisitado o uso de fumacê à 15ª Regional de Saúde. “O carro utiliza o mesmo veneno das bombas costais, mas o alcance em número de quarteirões é muito maior”, explicou.

A administração municipal também tem realizado mutirões para limpeza nos quintais, com ações já realizadas nos bairros Independência, Verão e Floresta. Neste sábado (12), os agentes estarão no Jardim Universal.

Dinah Cristina de Gois lembra que os moradores devem continuar a prevenção, mesmo após os arrastões. “A maior parte dos focos do mosquito, nós ainda encontramos nas casas. Então, precisamos da ajuda dos moradores”, ressaltou.