26°
Máx
19°
Min

Prefeitura cobra do DER melhorias na segurança de viaduto na PR-323 em Umuarama

Prefeitura cobra do DER melhorias na segurança de viaduto na PR-323

A prefeitura de Umuarama (a 87 quilômetros de Cianorte) vai encaminhar ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) um pedido para melhorias da segurança no viaduto da PR-323, acesso à área urbana do município. No último sábado (14), uma motociclista de 26 anos morreu no local.

Eliete do Nascimento Rosa conduzia uma motocicleta, teria batido no meio-fio e caiu do viaduto. O secretário municipal de Obras e Planejamento Urbano de Umuarama, Jefferson Oncken de Silveira, visitou o local e avaliou que faltam muretas de segurança em diversos pontos.

“No local onde aconteceu o acidente, que vitimou Eliete do Nascimento Rosa, a proteção está deficiente. A sustentação caiu, corroída pelo tempo, e o guard-rail está baixo, quase ao nível da pista. Em outros pontos, apesar da altura do talude, a proteção nem existe mais”, afirmou.

O prefeito Moacir Silva lamentou o falecimento. “Não sabemos se a fatalidade poderia ser evitada caso a guarnição fosse reforçada, mas esperamos que o DER melhore a estrutura e ofereça mais segurança para quem acessa ou deixa a cidade pelo viaduto, com a instalação de defesas mais altas, mureta de concreto ou outra alternativa que o órgão ofereça. Nos solidarizamos com a família da jovem e vamos insistir em melhorias para que outras tragédias como esta sejam evitadas”, colocou.

Deficiências

A legislação determina que toda passagem em nível elevado seja protegida. Porém, para quem chega de Maringá, a rampa do viaduto não apresenta contenção do lado direito, até a mureta do pontilhão sobre a PR-323.

Na manhã desta quarta-feira (18), o Departamento de Estradas de Rodagem informou que ainda não havia recebido o comunicado oficial da prefeitura de Umuarama. Porém, aguardava o ofício para iniciar estudos e providenciar toda melhoria necessária para os condutores que passam pelo local.