22°
Máx
17°
Min

Prefeitura desenvolve sistema biométrico para retirada de veículos

Foto: Assessoria de imprensa - Prefeitura desenvolve sistema biométrico para retirada de veículos
Foto: Assessoria de imprensa

Com a intenção de melhorar o controle da frota da Prefeitura, o Departamento de Informática desenvolveu um sistema de biometria para a retirada dos veículos. O novo modelo está em funcionamento desde a segunda-feira (09). Neste primeiro momento, apenas o Paço Municipal conta com o sistema. 

O projeto piloto será avaliado e estendido em todos os pontos de utilização onde ocorra o uso de carros oficiais, como as Secretarias de Educação, Habitação e Urbanismo e o pátio de máquinas.

Antes a retirada de veículos era feita de forma manual. Com o novo sistema, serão evitados erros de digitação.

 “A questão da planilha manual existia a suspeita de que o motorista esquecia ou marcava números errados de destino, ocupante e quilometragem. Além disso, acumulavam-se lançamentos, atrapalhava o andamento e até a prestação de contas”, comentou o diretor de informática, Robson Vozniaki.

De acordo com Robson, a biometria controla os veículos que são autorizados ou não para o motorista e bloqueia o que não é apropriado. 

“Por exemplo, se você pedir pelo carro número 100 e for uma ambulância, o sistema não vai liberar a utilização a não ser que você seja apto, pois é necessário um treinamento especial para conduzir este tipo de veículo. Ou seja, você só pode pegar os veículos que você está autorizado”, explanou.

Todo o sistema de software foi criado pela Prefeitura.

 “Foi desenvolvido pelo setor de informática e sem nenhum custo, somente a mão de obra. Agora é só colocar o dedo e aparecem os veículos disponíveis para uso. O controle de quilometragem também é feito pelo sistema”, finalizou Robson.

Colaboração: Assessoria de imprensa