26°
Máx
19°
Min

Prefeitura entrega scanner de bagagens ao aeroporto Santana

(Foto: Divulgação) - Prefeitura entrega scanner de bagagens ao aeroporto Santana
(Foto: Divulgação)

A cada dia que passa o Aeroporto Santana está ficando mais preparado para receber os voos comerciais tão desejados pelos ponta-grossenses e pelos empresários que desejam investir em Ponta Grossa. Nesta semana, os funcionários do sítio aeroportuário ponta-grossense receberam treinamento para operar um dos equipamentos essenciais para a abertura aos voos – o scanner de bagagens.

O novo equipamento teve investimento de R$ 108 mil e será utilizado para o ingresso de todos os futuros passageiros do aeroporto. A Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, responsável pelas melhorias e administração do Aeroporto, aguarda ainda a chegada de um pórtico detector de metais e também da esteira de bagagens a ser utilizada pelos passageiros que estiverem de chegada.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Carbonar, os equipamentos oferecem segurança e comodidade aos passageiros. “São equipamentos essenciais para a segurança dos passageiros e das empresas aéreas, bem como para o conforto. Através do scanner, os operadores verificarão se há conteúdo proibido nos voos, sem invadir a privacidade dos usuários, abrindo uma bolsa, por exemplo. Ele é usado para detectar qualquer conteúdo que possa infringir as normas de segurança nos voos comerciais brasileiros”, aponta Carbonar.

Desde a chegada do equipamento, que é normatizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os funcionários do Santana fizeram o reconhecimento do equipamento e realizaram treinamento para sua correta operação. Os funcionários já haviam realizado um curso no ano de 2015 – todos já estavam habilitados para a operação. “É mais um passo inequívoco da estruturação que estamos viabilizando no aeroporto, para que ele esteja apto a ser aprovado para voos regulares”, assinala Carbonar.

Colaboração Assessoria de Imprensa.