21°
Máx
17°
Min

Prefeitura instala ‘armadilhas’ para encontrar mosquito da dengue

(Foto: Divulgação) - Prefeitura instala ‘armadilhas’ para encontrar mosquito da dengue
(Foto: Divulgação)

Agentes do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de União da Vitória instalaram armadilhas em 144 pontos da cidade para verificar se há a presença do mosquito Aedes aegypti.

Esta é a primeira vez que a Secretaria Municipal da Saúde de União da Vitória utiliza este tipo de armadilha, as ovitrampas. Elas simulam o ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti: um vaso de planta preto é preenchido com água, que fica parada, atraindo o mosquito. Nele, os agentes inserem uma palheta de madeira, que facilita que a fêmea do Aedes coloque ovos.

As armadilhas ficam instaladas quatro semanas consecutivas. A cada sete dias essas palhetas são substituídas e as antigas são levadas para o laboratório para fazer a contagem de ovos, caso os mosquitos tenham desovado nelas.

Durante a substituição das palhetas, os agentes também vistoriam os locais, eliminado possíveis criadouros do mosquito. E, destacam que, sem o trabalho de monitoramento e a população fazendo a sua parte não é possível erradicar o mosquito.

O trabalho para verificar se há a presença do mosquito Aedes aegypti teve início neste mês, e é realizado em parceria com técnicos do Núcleo de Entomologia da Secretaria de Estado da Saúde.

Colaboração Assessoria de Imprensa.