27°
Máx
13°
Min

Prefeitura lança 1ª Semana e Feira do Empreendedor de Ponta Grossa

(Foto: Divulgação) - Prefeitura lança 1ª Semana e Feira do Empreendedor de Ponta Grossa
(Foto: Divulgação)

Em cumprimento ao Planejamento Estratégico da Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo, a Prefeitura realiza de 20 a 24 de junho a 1ª Semana Municipal do Empreendedorismo e a 1ª Feira do Empreendedor de Ponta Grossa, na Estação Arte, junto ao Parque Ambiental. O objetivo é divulgar a cultura do empreendedorismo entre a população, aproximando potenciais empreendedores e fabricantes de produtos, incentivando para que cada vez mais empreendedores formalizem suas atividades e cresçam profissionalmente, gerando emprego e renda para si e para a comunidade.

A programação da Semana conta com oficinas sobre as etapas de abertura e formalização de pequenos negócios, que serão realizadas no prédio do Serviço de Obras Sociais, em cursos profissionalizantes, colégios e núcleos habitacionais da cidade. Durante a execução da Feira será possível formalizar empresas dentro do programa de Microempreendedor Individual (MEI), que estará presente com toda a estrutura necessária.

A Estação vai receber dez expositores nas áreas de Confecções, Comércio de Calçados e Vestuário, Floricultura, Cosméticos, Alimentos livres de glúten e lactose, artes plásticas e de utilidades domésticas, além de artesanato – através do Núcleo de Artesanato de Ponta Grossa. “São empresas que se destacaram pelo rápido desenvolvimento no mercado, entre os diferentes segmentos, e que representam o universo dos microempreendedores individuais”, conta a coordenadora da Sala do Empreendedor da Prefeitura, Tônia Mansani.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, as atividades da Semana e da Feira são mais uma oportunidade para os empreendedores e um passo a mais na qualificação dos candidatos ao sistema MEI. “Feira e expositores estarão à disposição para que os interessados possam conhecer as facilidades oferecidas para empreender e verificar que mesmo atividades aparentemente simples também podem ser formalizadas, levando a conquistar novos clientes e mercados através do MEI. A Sala do Empreendedor estará instalada no local para tirar qualquer dúvida dos interessados”, convida Carbonar.

Formalização amplia oportunidades

Para a artesã Jociane Monteiro, a formalização através do Programa MEI (Microempreendedor Individual) feita há dois anos foi um grande passo para a melhoria no ambiente de negócios e para sua evolução profissional. Artesã há mais de 20 anos, ela nunca tinha se profissionalizado, até pisar na Sala do Empreendedor, na Prefeitura de Ponta Grossa. Com o apoio da Sala, ela chegou a cursos de profissionalização, formalizou sua empresa e hoje fez de seu hobby uma profissão.

“Desde então, fui a várias palestras e tomei conhecimento das vantagens da formalização através do MEI. Passei de uma vendedora de artesanato para amigos e pessoas conhecidas, para alguém que produz e vende para vários clientes, inclusive na Feira da Estação, todos os sábados, onde tenho como comercializar. Produzo hoje com certeza mil por cento a mais do que produzia quando era informal”, conta Jociane, que abriu a JoArtes e já tem até página nas redes sociais para sua linha de produtos para bebês. Jociane, junto com outros dez expositores da área de artesanato, estará presente na Feira do Empreendedor, na Estação Arte, para contar sua experiência e também comercializar seus produtos.

Colaboração Assessoria de Imprensa.