24°
Máx
17°
Min

Preservação da água vai unir brasileiros e argentinos

Foto: Marcos Labanca / assessoria de imprensa - Preservação da água vai unir brasileiros e argentinos
Foto: Marcos Labanca / assessoria de imprensa

Os parques nacionais do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina) organizam uma ação conjunta de sensibilização ambiental para o Dia Mundial da Água, 22 de março.

Servidores, concessionários, entidades e parceiros das duas unidades de conservação estarão unidos pela limpeza do Rio do Iguaçu.

A ação será concentrada em três pontos: Trilha das Cataratas (lado brasileiro), montante (parte superior) e jusante (parte inferior) das Cataratas do Iguaçu. A atividade começará às 8 horas e prosseguirá até as 17 horas. A programação mobilizará cerca de cem pessoas e dez embarcações durante todo o dia.

O objetivo da iniciativa é informar e sensibilizar funcionários do parque, turistas e comunidade do entorno das unidades de conservação sobre a preservação ambiental, com destaque para o elemento água.

Os parques realizam diariamente campanhas de preservação e, neste ano, buscam valorizar ainda mais o Dia da Água com uma ação internacional.

Para Mariele Mucciatto Xavier, responsável pelo setor de educação ambiental no Parque Nacional do Iguaçu (Brasil), a ideia é repetir ações de forma coordenada nos dois países.

 “Queremos repetir e fechar uma programação única. Juntos podemos fazer muito mais. O envolvimento da WWF Brasil e da Fundación Vida Silvestre Argentina foi fundamental por esta articulação. ”

Curiosidade – Vale lembrar que a água potável limpa, segura e adequada é vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos e para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias.

Segundo a ONU, a qualidade da água em todo o mundo é cada vez mais ameaçada à medida que as populações humanas crescem, as atividades agrícolas e industriais se expandem e as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo hidrológico global.

A atividade no Dia Mundial da Água é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio) e Parque Nacional Iguazú (Argentina), com o apoio da Cataratas do Iguaçu S.A., Ecocataratas, Tamoios Inteligência Geográfica, Macuco Safari, Macuco EcoAventura, Cânion Iguaçu, Helisul e concessionárias argentinas.

Colaboração: Assessoria de imprensa