22°
Máx
17°
Min

Presos da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa recuperam livros

Presos da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa recuperam livros

Seis presos da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, trabalham na recuperação de livros de literatura. As obras, após os reparos, são distribuídas gratuitamente pela cidade. Em dois meses, o projeto Hospital de Livros já recuperou cerca de 200 obras.

Os livros restaurados fazem parte do acervo de outro projeto, o Pegaí Leitura Grátis, que distribui obras literárias gratuitamente em várias cidades do Paraná. Há também livros doados às bibliotecas da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e do Centro de Regime Semiaberto.

Um profissional cedido pela coordenação do projeto Pegaí capacitou os presos para o trabalho de restauração dos livros, que exige especialidade e técnica.

Recuperação

O projeto nasceu da necessidade de recuperar livros danificados pelo mau uso ou desgaste natural do tempo. “Muitos seriam descartados e agora voltam à vida”, afirma o diretor da unidade prisional, Luiz Francisco da Silveira.

O projeto Hospital de Livros foi inscrito e concorre ao prêmio do Instituto Innovare 2016, que reconhece boas e inovadoras práticas.