23°
Máx
12°
Min

PRF apreende caminhão carregado com toras de araucária

(Foto: Divulgação / PRF) - PRF apreende caminhão carregado com toras de araucária
(Foto: Divulgação / PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 15 metros cúbicos de toras de araucária neste fim de semana em Coronel Vivida, a 42 quilômetros de Pato Branco. O caminhão que fazia o transporte ilegal da madeira foi abordado pela PRF no quilômetro 481 da BR-373. O motorista, de 57 anos, foi detido pelos policiais rodoviários federais por crime ambiental.

A nota fiscal e o documento de origem florestal apresentados por ele apontavam um volume de apenas sete metros cúbicos. Dentro do caminhão foi encontrada e apreendida ainda uma motosserra sem licença para porte e uso.

A pena para o crime de transportar madeira sem licença válida é de seis meses a um ano de detenção. Já o uso de motosserra sem licença ou registro prevê detenção de três meses a um ano. O motorista assinou termo circunstanciado, que será encaminhado pela PRF para a Comarca Judicial de Coronel Vivida.

A PRF encaminhou a ocorrência para a unidade em Pato Branco do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que autuou o transportador em R$ 3,3 mil. Espécie ameaçada de extinção, a araucária ocupava uma área original de aproximadamente 200 mil quilômetros quadrados no Brasil. Hoje, restam menos que 3% desse total.

Colaboração Assessoria de Imprensa.