22°
Máx
16°
Min

PRF resgata homens perdidos há cinco dias na Serra do Mar

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou no início da tarde desta terça-feira (31) cinco homens que estavam perdidos no meio da Serra do Mar, no Paraná, desde a última sexta-feira (27). O resgate foi feito com o helicóptero da PRF, e o grupo já apresentava sinais de desnutrição e desidratação, mas nenhum deles precisou de atendimento médico. 

De acordo com a PRF, o grupo havia saído a pé de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, na última quinta-feira (26). Eles tinham como destino a cidade de Morretes, no litoral do Paraná, mas se perderam da trilha que seguiam. A comida já havia acabado ontem e a reserva de água, nesta madrugada. O último contato havia sido feito ontem, por telefone.

Resgate

O Corpo de Bombeiros solicitou o apoio do helicóptero na manhã de hoje (31), mas não foi possível realizar a ação antes do meio-dia, devido às condições adversas do clima na região. No início da tarde a aeronave sobrevoou o local e localizou o grupo, no Morro do Leão, em Morretes. Foram necessárias duas viagens para transportar o grupo e seus equipamentos até a sede do Corpo de Bombeiro, em Morretes

A situação

Todos os resgatados são de Curitiba, têm entre 29 e 45 anos e pretendiam chegar até a Estação Marumbi, onde fariam uma trilha até o pico. Além de enfrentar a falta de comida e água, o grupo também passou por frio e chuva, que molhou os equipamentos e o saco de dormir, triplicando o peso que carregavam. 

Os homens precisaram passar boa parte do tempo abraçados uns aos outros para evitar a hipotermia e, de acordo com informações, duas horas antes de serem resgatados eles chegaram a ouvir apitos dos bombeiros que faziam as buscas por terra. Entre os cinco homens, estão um publicitário, um advogado, um torneiro mecânico, um servidor público e um funcionário terceirizado. 

Colaboração PRF