27°
Máx
13°
Min

Procon alerta pais sobre compras do Dia das Crianças

(Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil) - Procon alerta pais sobre compras do Dia das Crianças
(Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (12) é comemorado o Dia das Crianças, data que movimenta o comércio de todas as cidades. Por isso, o Procon de Guarapuava alerta os consumidores sobre a compra dos presentes para as crianças. O coordenador do Procon de Guarapuava, Irineu Rodrigues Junior, recomenda atenção a pequenos detalhes que podem prevenir prejuízos à saúde e garantir a segurança das crianças.

“Todo brinquedo deve apresentar o selo do Inmetro (que indica que o produto foi fabricado com as normas técnicas em vigor), que é obrigatório em qualquer brinquedo comercializado no Brasil”, explica Irineu. Todas as embalagens também devem conter identificação do fabricante, informações sobre o produto, incluindo instruções de montagem e de uso, número de peças, advertências de eventuais riscos que podem apresentar à criança e indicação da faixa etária.

“Recomendamos testar os eletrônicos e brinquedos movidos à pilha ainda na loja, verificar se a embalagem não foi violada, ler as instruções e retirar o brinquedo da embalagem antes de entregar à criança. Além disto, é preciso exigir a nota fiscal, pois com ela é possível exigir seus direitos dentro da garantia legal, em caso de problemas”, acrescenta o coordenador, ressaltando que como qualquer outro produto, o brinquedo também está sujeito a todas as exigências do Código de Defesa do Consumidor.

Colaboração Assessoria de Imprensa.