26°
Máx
19°
Min

Procon de Paranavaí realiza mutirão on-line de renegociação de dívidas

(Foto: Divulgação) - Procon realiza mutirão on-line de renegociação de dívidas
(Foto: Divulgação)

Até o dia 30 deste mês de maio, o Procon de Paranavaí promove um mutirão on-line de renegociação de dívidas. A ação permite que os consumidores solicitem um acordo com instituições financeiras sem sair de casa.

Para participar é preciso acessar o site consumidor.gov.br e fazer o cadastro para receber login e senha de acesso. Em seguida, basta selecionar a instituição financeira e fazer a solicitação da renegociação dos débitos. O fornecedor tem prazo de dez dias para apresentar uma proposta.

A coordenadora do Procon de Paranavaí, Aline Campos, destaca que é preciso ficar atento na hora de preencher os dados, principalmente os campos de telefone, pois é por meio deles que a instituição vai entrar em contato com o consumidor. Depois de receber uma proposta, o solicitante tem 20 dias para avaliar e decidir se aceitará ou não as condições impostas pelo credor.

A iniciativa é promovida pelo Procon de Paranavaí juntamente com o Fórum dos Procons Paranaenses e a Secretaria Nacional do Consumidor. O objetivo é sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

No site, os consumidores também receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções em destaque é o curso 'Gestão de Finanças Pessoais', ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Micro e pequenas empresas

As micro e pequenas empresas podem participar da renegociação on-line por meio de outro site: limpanomeempresas.com.br.  Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as participantes.

Colaboração Assessoria de Imprensa