22°
Máx
16°
Min

Procon pesquisa perfil e hábitos de consumo para Dia das Mães

Para obter um perfil do comportamento do consumidor, que servirá como ferramenta para o desenvolvimento de um amplo estudo de hábitos de consumo, o Procon de Ponta Grossa está inovando. Através da sua Divisão de Fiscalização e Pesquisa, o Procon de Ponta Grossa abriu uma pesquisa por meio de suas redes sociais para conhecer o perfil do consumidor quanto ao sexo, idade, classificação socioeconômica e intenção de compra, assim como aspectos subjetivos como forma de pagamento, estratégia para economizar e diferencial do comércio no momento da escolha do local de compra.

O questionário será aplicado via internet / pessoal, por meio de um formulário estruturado com dez perguntas fechadas, focadas na obtenção do perfil comportamental do consumidor quanto às relações e hábitos de consumo diante do Dia das Mães..

Segundo o coordenador executivo do Procon, Edgar Hampf, a pesquisa está dividida em duas partes. A primeira delas trata da caracterização dos consumidores, com dados sobre sexo, idade e faixa de renda. A segunda trata especificamente de preferências de consumo e intenções de compra. “Tomamos como ponto de partida o Dia das Mães porque é a segunda data mais importante para o comércio, em termos de volume”, registra o coordenador.

Além disso, o Procon quer apurar a maior quantidade possível de dados sobre hábitos de consumo e perfil do consumidor de Ponta Grossa, para alinhavar ações voltadas para orientação, informação, educação e proteção do consumidor. “Temos ferramentas e disposição para usá-las. Estamos fazendo isso”, reforça o coordenador Edgar Hampf. Uma equipe do Procon também fará entrevistas, em locais de grande concentração popular, para subsidiar a pesquisa que está sendo desenvolvida.

“Estamos também atuando em uma nova frente, instrumentalizando as redes sociais, em particular a página do Procon no Facebook, para aproximar esse departamento da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, dos consumidores. Com uma reação rápida e bastante acessível”, completa.

O questionário elaborado pelo Procon pode ser feito pela internet. Os dados serão avaliados até dia 3 de maio e a divulgação dos resultados será feita no dia seguinte.

Colaboração Assessoria de Imprensa.