22°
Máx
16°
Min

Procura pelo Cartão Estudante aumenta em Curitiba; veja como tirar o seu

No últimos dias, tem aumentado a procura pelo Cartão Estudante (Foto: Prefeitura de Curitiba) - Procura pelo Cartão Estudante aumenta em Curitiba; veja como tirar o seu
No últimos dias, tem aumentado a procura pelo Cartão Estudante (Foto: Prefeitura de Curitiba)

A procura pelo Cartão Estudante, que dá direito a 50% de desconto na tarifa do transporte coletivo, vem aumentando nos últimos dias. Segundo a Prefeitura de Curitiba, a procura está sendo maior por conta da proximidade do reinício das aulas. Só no posto na Rodoferroviária, foram atendidos até o meio da tarde de hoje mais de 200 estudantes.

A previsão, de acordo com a Prefeitura, incluindo o movimento nos postos de atendimento nas Ruas da Cidadania é que nas próximas semanas sejam feitos mais de mil atendimentos por dia. Do dia 1º de fevereiro até a última sexta-feira (12) foram feitos 1.936 cartões, número que deve chegar próximo a 20 mil ao longo do ano. No ano passado foram emitidos 18.036 cartões que dão direito ao desconto previsto na lei do Passe Escolar.

O Cartão Estudante dá direito a comprar, com desconto, até 400 passagens por ano. O atendimento pode ser agendado com o preenchimento de um formulário pela internet no site da URBS. Neste espaço estão disponíveis também as informações sobre quem tem direito, a documentação necessária e como solicitar o benefício.

O passe escolar é destinado a alunos matriculados em escolas de ensino regular (públicas ou privadas) de primeiro, segundo ou terceiro grau. O cartão precisa ser renovado anualmente.

Para ter direito ao cartão, o aluno precisa morar a uma distância de pelo menos dez quadras (cerca de 1.000 a 1.200 metros) da escola e ter renda familiar de até três salários mínimos, no caso de ter um filho na escola; até quatro salários mínimos para dois filhos; e até cinco salários mínimos para três filhos ou mais.

Após a aprovação do cadastro, a Urbs fornece o Cartão Transporte Estudante, onde é feita a carga dos créditos adquiridos. O limite máximo de passes escolares é de 400 por ano, com utilização de dois passes por dia exclusivamente no transporte coletivo urbano.

Podem ser adquiridos 50 créditos por mês ou 100 créditos por dois meses, prazo contado a a partir da data da última aquisição. O cartão Estudante da Urbs é fornecido exclusivamente a alunos que estudem e morem em Curitiba.

O formulário de solicitação de cadastro pode ser assinado pelo aluno que tiver 18 anos ou mais. Se ele for menor de idade, o formulário deve ser assinado pelos pais ou responsáveis. Deve ser apresentada a declaração de matrícula original, contendo o grau, a série e a escola. Caso o aluno seja beneficiário de bolsa de estudo, ProUni ou FIES, também será necessário apresentar declaração original.

Devem ser apresentados, entre outros, cópias do CPF e do documento de identificação do estudante e do responsável legal (pais, tutor); comprovante residencial em nome do aluno ou do responsável legal (conta de luz, telefone fixo, talão de IPTU, talão de água, etc); e comprovantes de rendimento familiar atualizado.

Serviço

O Cartão Estudante pode ser feito na sede da Urbs (Rodoferroviária) e nos núcleos da Urbs nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Carmo, Pinheirinho, Fazendinha e Santa Felicidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Antes porém, é preciso fazer o pré-cadastro no site da URBS

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Curitiba