21°
Máx
17°
Min

Produtores de leite fomentam visita técnica após curso em Céu Azul

Foto: Assessoria - Produtores de leite fomentam visita técnica após curso
Foto: Assessoria

No dia 25 de julho, a Biolabore - Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná através da engenheira agrônoma, Daniela Cristiane Zigiotto, reuniu os produtores de leite de Céu Azul para um curso no Sindicato Patronal de Céu Azul.

Entre as atividades realizadas houve a apresentação de uma das palestrantes convidadas a cooperada e atualmente Docente da Unioeste e doutoranda em Zootecnia, Vanice Marli Fülber. 

Os temas abordados foram sistema de produção de leite, cenário atual para a produção de leite, desafios, limitações para estabelecer a sustentabilidade da atividade nas propriedades, pastagens como base da alimentação das vacas, como fonte de nutrientes econômica; Preservação dos recursos naturais, menor dependência de insumos externos para a produção de leite mais natural, estratégias para balanceamento de dietas, capacidade de ingestão de alimentos pelas vacas em matéria seca ou em matéria natural, capacidade dos bovinos em ingerir fibras, fermentação microbiana e transformação de fibras em energia e consequente produção de leite.

De acordo com a Daniela Cristiane Zigiotto, os agricultores interagiram com perguntas, contribuições de suas experiências diárias com o gado leiteiro. “Houve também a demonstração de interesse dos produtores em realizar novas atividades para aprofundar o assunto com visitas técnicas a propriedades dos próprios agricultores”, conta a responsável.

O evento foi realizado pela Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná pelo projeto Cultivando Água Boa da Itapu Binacional em parceria com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) com total apoio da Prefeitura Municipal de Céu Azul.

Colaboração: Assessoria