22°
Máx
17°
Min

Produtores de leite participam de curso de aperfeiçoamento

(Foto: Divulgação) - Produtores de leite participam de curso de aperfeiçoamento
(Foto: Divulgação)

A secretaria municipal de Agricultura de Virmond, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Emater realizou nesta semana um curso de avaliação da conformação ideal de vacas leiteiras.

O curso teve duração de 16 horas e contou com 11 participantes. As aulas teóricas foram realizadas na sede da secretaria e foram ministradas pelo instrutor do Senar Marcelo Simionatto Alves. O enceramento contou também com aulas práticas e aconteceu nas propriedades de Airton Rovani e Tadeu Telaska.

Alves destacou que o objetivo do curso é treinar os produtores a identificar as vacas que atendem este parâmetro e o melhoramento genético do rebanho. “É através de medidas como tamanho do úbere, conformação de pés e pernas, força leiteira, estrutura de garupa e lombo, que os produtores aprenderão como classificar e pontuar os animais.  As vacas leiteiras possuem várias características para ser consideradas de boa qualidade, entre elas estão capacidade cardíaca respiratória, digestiva e ossatura com pouca musculatura”, explica.

Colaboração Assessoria de Imprensa.