24°
Máx
17°
Min

Produtores de Palotina passam por capacitação técnica sobre podas frutíferas

Foto: Assessoria - Produtores passam por capacitação técnica sobre podas frutíferas
Foto: Assessoria

Os agricultores da Associação de Produtores Orgânicos de Palotina (APOP) participou no dia 28 de julho de uma atividade técnica para poda de frutíferas. As ações foram desenvolvidas na unidade familiar de José Pedro Beltrame, localizado na Linha Boa Vista, município de Palotina.

Os produtores solicitaram a atividade devido a uma demanda em suas produções na busca por melhoria na parte técnica da poda e assim consequentemente aumentar a produção e qualidade das frutas.

De acordo com o técnico agropecuário e terapeuta homeopata da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Juliano Casagrande, o principal objetivo da atividade foi o nivelamento de conhecimento quanto a poda (formação,  condução, produção), manejo, tratos culturais, adubação e uma visão sistêmica em fruticultura. 

A prática de poda foi efetuada nas frutas de citrus, pêssego, nectarina, maça e uva. “ Tivemos uma ótima participação dos agricultores que saíram satisfeito e irão aplicar os conhecimentos adquiridos em suas propriedades”, explica o profissional

O evento foi realizado pela Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná pelo projeto Cultivando Água Boa da Itapu Binacional em parceria com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).

Biolabore

A Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná está localizada no Centro Avançado de Pesquisas (CAP) de Santa Helena na Rodovia 497, Linha Novo Paraíso, Santa Helena/ PR. 

Atualmente possuí 68 cooperados um grupo multidisciplinar de engenheiros agrônomos, agrícolas e ambientais, zootecnistas, médico veterinário, biólogos, filósofo, teólogo, administradores, turismólogo, geógrafo, sociólogo e técnicos agropecuários e agrícolas, engenheira química, engenheiro ambiental, economista, e advogado com formações de nível técnico, superior, pós-graduados, mestres e doutores. 

Tem como missão fornecer serviços técnicos especializados e produtos para o desenvolvimento sustentável e uma visão de ser referência na elaboração e atuação em projetos sustentáveis no Brasil. Atualmente são mais de 1800 agricultores assistidos em 54 municípios.

Colaboração: Assessoria