Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Produtores definem realização de Feira da Uva ainda em janeiro

(Foto: Divulgação) - Produtores definem realização de Feira da Uva ainda em janeiro
(Foto: Divulgação)

Na manhã de sexta-feira (13), produtores de uva de Palmeira, representantes da Secretaria de Agricultura da Prefeitura e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), se reuniram para debater sobre a realização de uma Feira da Uva. O evento ficou marcado para acontecer entre os dias 19 e 21, e também entre 26 e 28 de janeiro, no Mercado Municipal.

O comércio da uva será feito por cerca de 10 produtores locais, apesar de o município contar com aproximadamente 40. O número reduzido pode ser explicado pelo fato de que, para alguns produtores, a brotação atrasou e a fruta não está boa para o comércio. Para outros, houve danos nos parreirais e alguns já estão comprometidos com suas produções.

Valter José Ramos, coordenador da Emater em Palmeira, destacou que a parceria entre a instituição e a Prefeitura Municipal será benéfica para ambos os lados. “A iniciativa de utilizar o Mercado Municipal para realizar a Feira da Uva é louvável. Espero que essa seja a primeira de muitas outras parcerias que devem vir”, declarou Ramos.

O secretário de Gestão Pública, e também secretário interino de Indústria e Comércio, Agricultura, Geraldo Nepomuceno das Neves, falou sobre a parceira entre as duas instituições. “Sou o secretário interino de duas pastas, mas logo que outro nome assumir a mesma, em definitivo, irei repassar tudo o que foi acertado entre Prefeitura e Emater, para que muitos projetos em conjunto ainda sejam realizados”, destacou.

Com o município próximo de comemorar 200 anos, Nepomuceno também relatou que um calendário especial de festividades será realizado e que espera que muitos eventos contem com a participação efetiva de produtores de Palmeira, como na Feira da Uva.

Claiton José Costa, diretor da secretaria de Agricultura e Pecuária, destacou aos produtores presentes, que a secretaria está aberta e disposta a auxiliar os produtores que necessitarem de ajuda. “No que for preciso, podem contar conosco. Não apenas na época da Feira, mas durante todo o ano”, disse Costa.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal passou por uma grande reforma em 2016 e sua reinauguração aconteceu no mês de dezembro. As obras duraram aproximadamente oito meses e serviram para reformar a cobertura, instalações hidráulicas e elétricas, revestimentos e pisos, além de uma nova pintura e estrutura de prevenção contra incêndios.

Um dos objetivos da obra é dar mais espaço e condições de trabalho para os feirantes que atuam no local nas quartas-feiras e sábados. Com a Feira da Uva acontecendo em dois finais de semana do mês de janeiro, o local também será ocupado nas quintas e sextas-feiras.

“Agora que contamos esse espaço reformado, que ficou maravilhoso, temos que utilizá-lo mais. Queremos ter eventos de segunda-feira a sábado nele”, destacou Nepomuceno durante a reunião. Com mais eventos, Geraldo acredita que mais pessoas vão ter o hábito de ir às feiras que acontecem no local.

Colaboração Assessoria de Imprensa.