21°
Máx
17°
Min

Professor da UEL ganha destaque em revista internacional

(foto: Divulgação) - Professor da UEL ganha destaque em revista internacional
(foto: Divulgação)

O professor do Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas (CCE), Pedro Gomes, foi um dos autores de um artigo publicado com destaque em uma edição recente da conceituada revista Physical Review B, considerada uma das mais importantes da área, de circulação internacional. O artigo "Non-Abelian topological spin liquids from arrays of quantum wires or spin chains" joga luz sobre os estudos da Física da matéria condensada, com foco no comportamento de elétrons fortemente correlacionados em superfícies bidimensionais, quando sujeitos a campo magnético.

O artigo descreve alguns efeitos deste fenômeno, mostrando as consequências em escalas macroscópicas. Boa parte dos trabalhos do professor Pedro Gomes está ligada à área da Física que foca no estudo de partículas e campos. Difícil de traduzir em linguagem coloquial, uma vez que o artigo científico representou um estudo profundo, recheado de equações e cálculos, o importante é o benefício que esta publicação traz para a Universidade, especificamente para o Departamento de Física e ao Grupo de Física Teórica, formado por professores daqui para disseminar as pesquisas realizadas. Na revista Physical Review B, a UEL aparece ao lado de pesquisadores de instituições de renome como a Universidade de Boston, a Universidade de Princeton e o Instituto Paul Scherrer, da Suíça.

O professor Pedro Gomes conta que o trabalho levou cerca de oito meses para ser concluído e exigiu, além de esforço pessoal, reuniões frequentes via Skype com os demais autores. O trabalho foi dividido em etapas e distribuído para cada pesquisador. O esboço do estudo ocorreu ainda em 2014, quando o professor realizava o Pós-Doutorado, na Universidade de Boston, e teve a oportunidade de trabalhar com o físico brasileiro, radicado nos Estados Unidos, Claudio Chamon.

Ele explica que boa parte de seus trabalhos está ligada à área da Física que foca no estudo de partículas e campos, porém mais recentemente começou a trabalhar com a chamada Física da matéria condensada, por influência da mulher, a professora Paula Bienzobas, também do Departamento de Física da UEL. "Nas duas áreas utilizamos técnicas matemáticas muito semelhantes", justifica Pedro Gomes.

A partir desta publicação, o professor espera dar continuidade aos estudos, buscando compreender melhor o comportamento de sistemas ditos fortemente correlacionados bidimensionais. Com um melhor entendimento, orienta ele, é possível ter maior controle e vislumbrar novas possibilidades.

Mas, mais do que os avanços científicos, a publicação demonstra que é possível desenvolver pesquisa de alto nível no interior do país. Pedro Gomes trabalha atualmente com um aluno de mestrado, supervisiona um pós-doutorando e tem ainda três alunos de iniciação científica. Ele afirma que o destaque em uma publicação de nível internacional funciona como divulgação para atrair novos alunos interessados na Física teórica, que utiliza modelos matemáticos e conceitos físicos para explicar e prever fenômenos.

Autores - Além do professor da UEL, são autores do artigo os pesquisadores Po-Hao Huang, Jyong- Hao Chen, Titus Neupert, Claudio Chamon e Christopher Mudry. O artigo completo pode ser acessado no endereço journals.aps.org/prb

(com Agência UEL)