20°
Máx
14°
Min

Programa Nascer em São José dos Pinhais

Ainda dentro do Hospital, os recém nascidos realizam os testes de pezinho, coraçãozinho, orelhinha, linguinha e olhinho. (Foto: Divulgação / SEMS) - Programa Nascer em São José dos Pinhais
Ainda dentro do Hospital, os recém nascidos realizam os testes de pezinho, coraçãozinho, orelhinha, linguinha e olhinho. (Foto: Divulgação / SEMS)

São 4.881 gestantes que participam do Programa Nascer, da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, somente em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O objetivo é incentivar as gestantes a realizarem o pré-natal e a consulta pós-parto, reduzindo a mortalidade materna e infantil no município. Está sob gestão do  Departamento de Atenção Primária e Especializada à Saúde (DAPES).

Segundo o Ministério da Saúde, um pré-natal adequado se inicia com o diagnóstico precoce da gravidez. Hoje, as UBSs de São José dos Pinhais dispõem de teste rápido para garantir agilidade quanto ao início do acompanhamento pré-natal, que é realizado de preferência no primeiro trimestre da gestação.

Procedimento

No Programa Nascer em São José dos Pinhais a gestante tem direito a receber a Bolsa da gestante – kit enxoval. Para a mulher ganhar o kit é necessário comparecer no mínimo a seis consultas do pré-natal em sua Unidade Básica de Saúde de referência, iniciando o Programa no primeiro trimestre da gestação. As consultas são agendadas mensalmente; com 34 semanas de gestação as consultas são quinzenais e com 38 semanas são semanais. Também são solicitadas três baterias de exames laboratoriais, uma consulta com o dentista e a imunização com a vacina antitetânica e anticoqueluche (DTpa) e hepatite.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência da gestante, a equipe da Saúde entrega um Kit de enxoval para o bebê na sua consulta Pós-Parto, quando a gestante termina o Pré-Natal e realiza todas as consultas e exames previstos no Programa. O Kit é composto por uma bolsa contendo um trocador, um cobertor, dois conjuntos de roupas para o bebê, dois pares de meia e uma toalha de banho com capuz.

O momento do parto

A UBS agenda para a gestante, durante o pré-natal, uma visita ao Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP) para conhecer o local e participar de um curso informativo sobre o dia do parto. Quando o momento de “dar a luz” chega, a mãe não pode esquecer de levar a carteirinha do Pré-Natal para o Hospital, seus utensílios pessoais e do bebê. No Hospital, após o parto, são realizadas orientações às mães sobre os cuidados gerais com seus bebês e a amamentação. Ainda dentro do Hospital, os recém nascidos realizam os testes de pezinho, coraçãozinho, orelhinha, linguinha e olhinho.  Geralmente, o processo todo de internamento com o nascimento, recuperação, orientações e testes, dura em média 48 horas.

A coordenadora responsável pelo programa no Hospital, Marinice de Souza Gonzaga, envia as informações sobre as altas hospitalares das mamães para as Unidades Básicas de Saúde. Estas entram em contato com as mães para agendar a consulta de pós-parto e Puericultura.

 Acolhimento da UBS Pós-Parto

No pós-parto a mãe passa por consulta com profissional enfermeiro ou médico logo na primeira semana. Na consulta, os profissionais das Unidades Básicas auxiliam na amamentação do bebê, ainda nos seus primeiros dias de vida. Desta forma, a Saúde Pública consegue incentivar o aleitamento materno exclusivo por no mínimo seis meses, diminuindo assim a morbimortalidade materno infantil.

No ano de 2015 foram 3.144 nascidos vivos no HMSJP. Das mães munícipes cadastradas na Rede Cegonha que realizaram o Pré-Natal nas UBSs, 95% pariram seus filhos no HMSJP, segundo a 2ª Regional de Saúde do Paraná. Ainda tendo que se considerar que das 4.881 gestantes cadastradas, algumas têm previsão de parto para 2016.

Informações Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais