21°
Máx
17°
Min

Projeto da USP realiza cirurgias eletivas em Bandeirantes

(foto: Divulgação) - Projeto da USP realiza cirurgias eletivas em Bandeirantes
(foto: Divulgação)

A segunda fase do projeto ‘Bandeira Científica – Expedição Cirúrgica’ da USP (Universidade de São Paulo) começou no domingo (19) e segue até sábado (25) em Bandeirantes. Neste período, as 53 pessoas que compõem o projeto, dentre médicos, residentes e estudantes de medicina, realizarão um mutirão de cirurgias de média complexidade e de caráter minimamente invasivo por meio de videolaparoscopia. Paralelamente também estão sendo realizados exames de ultrassonografias. O projeto da USP é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Bandeirantes (Secretaria de Saúde e Centro de Saúde da Mulher) e Santa Casa de Misericórdia.

Segundo o diretor do projeto, Leonardo Panhoca, serão feitas 48 intervenções cirúrgicas da área de ginecologia e gastroenterologia, e 240 exames de ultrassonografia. Todas as cirurgias estão sendo realizadas por médicos cirurgiões. Os alunos, além de acompanhar, participam de todas as atividades com supervisão, conferindo uma atenção e segurança ao paciente atendido pelo projeto. As cirurgias, média de 12 por dia, devem ser concluídas até o dia de hoje, quarta-feira. Até sábado ocorre acompanhamento pós-operatório junto aos pacientes. Na sexta-feira (24) será realizado treinamento básico de primeiros socorros voltado para leigos, profissionais e estudantes da área de saúde no salão da Escola Franciscana Santa Isabel.

O secretário de Saúde, Reinaldo Marqui, disse que além dos pacientes do Município também estão sendo atendidos os da região (da 18ª Regional de Saúde). Em abril, a primeira etapa foi para a realização de triagem onde mais de 300 pacientes passaram pelas consultas.