22°
Máx
14°
Min

Projeto Expressões Curitibanas volta a ocupar o palco das Ruínas aos domingos

Banda Molungo estreia Projeto Expressões Curitibanas, nas Ruínas de São Francisco (Foto: Divulgação/ Liris Vidal) - Projeto Expressões Curitibanas volta a ocupar o palco das Ruínas aos domingos
Banda Molungo estreia Projeto Expressões Curitibanas, nas Ruínas de São Francisco (Foto: Divulgação/ Liris Vidal)

O palco das Ruínas de São Francisco volta a receber, aos domingos, uma programação artística variada, com música, dança, circo, stand up, teatro e atrações folclóricas. O projeto “Expressões Curitibanas” começou em março de 2015, para celebrar o aniversário da cidade de Curitiba e volta este ano, por quatro semanas consecutivas. Neste domingo (dia 20), as apresentações ficam por conta da cantora Iria Braga, às 10h30, e do grupo Molungo, às 11h30.

A proposta é valorizar as manifestações artísticas da cidade, ocupando um dos seus espaços históricos e animando uma das suas atividades mais tradicionais – a Feira de Artesanato. O projeto é uma realização da Mind Estratégias, com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da lei federal de incentivo à cultura. Conta também com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura de Curitiba e do grupo Solvay do Brasil.

Estreia

Ìria Braga é cantora e atriz, e considerada uma das artistas de destaque no cenário atual de Curitiba. Ao longo de quinze anos de carreira sua trajetória é caracterizada pelo trânsito na música e no teatro, mesclando essas artes em suas produções. A ânsia de criar os próprios projetos direcionou sua vida em busca de uma linguagem particular como intérprete. Assim, a realização de shows solos com diferentes temáticas, a integração em diversos grupos musicais e a carreira de atriz delinearam o perfil da artista que é atualmente.

Iria tem licenciatura em música pela EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e seu primeiro disco solo traz composições de artistas como Cartola, Arrigo Barnabé e Paulinho da Viola, entre outros. Como atriz trabalhou em diversas companhias de teatro e fez participações no cinema. Atualmente, além de ser apresentadora do programa diário É-Cultura da TV É-Paraná, filial da TV Cultura no estado do Paraná, Iria segue colaborando com diversos artistas e dá continuidade a turnê iniciada no ano passado.

Banda Molungo

Atualmente formado por Caio Guimarães, Cauê Menandro, Carlito Birolli, Gui Handa, Luís Piazzetta e Fernando Lobo, o grupo constituiu-se a partir do interesse comum dos músicos pela cultura popular brasileira. A banda tem o intuito de pesquisar os ritmos afro-brasileiros e trazer para as composições autorais do grupo essa mistura essencialmente brasileira. A pesquisa rítmica atrelada às vivências individuais de cada integrante deu origem a uma sonoridade única que compõe as músicas da banda. Em 2014, lançaram o seu segundo álbum chamado "Mais Agreste". Esse novo disco traz a essência da cultura popular afro-brasileira que permeia a vida dos seis compositores e batuqueiros. Hoje o grupo é uma das principais revelações da musica independente, tendo seu trabalho lançado em mais de 28 países.

Serviço

Projeto “Expressões Curitibanas”. Nas Ruínas de São Francisco, no Setor Histórico. Dia 20 de março de 2016 (domingo), às 10h30. Entrada franca.