21°
Máx
17°
Min

Projeto Samu Escola entrega primeiras cartilhas a 80 instituições

Pelo menos 90 professores já receberam o material e assistiram a uma palestra sobre primeiros socorros (Foto: Carlos Ozório / Anjos Azuis) - Projeto Samu Escola entrega primeiras cartilhas a 80 instituições
Pelo menos 90 professores já receberam o material e assistiram a uma palestra sobre primeiros socorros (Foto: Carlos Ozório / Anjos Azuis)

As primeiras cartilhas do projeto ‘Samu Escola, Educar para Mudar’ foram entregues nesta quarta-feira (6) em Ponta Grossa. Cerca de 90 professoras estiveram reunidas no Anfiteatro da Coronel Claudio recebendo as cartilhas educativas para alunos de 84 escolas municipais. Funcionários do Samu deram uma palestra às educadoras, explicando todos os conteúdos do material.

A cartilha foi lançada no último dia 22 e tem como proposta repassar para os alunos da rede municipal orientações de primeiros socorros, como evitar acidentes, como e quando acionar o Samu. Segundo informações da idealizadora do projeto, Rozangela Ribeiro, cerca de 4.200 alunos devem receber as cartilhas desenvolvidas pelo órgão em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

Há mais de um ano, o Samu Escola vem capacitando funcionários da comunidade escolar e agora as capacitações se estenderão às crianças. “O dia de hoje com certeza foi muito marcante para nós funcionários do Samu e o projeto já está dando resultado. Lembro que já ocorreram situações de pessoas que usaram os conhecimentos adquiridos em nossas palestras e treinamentos e salvaram a vida de um familiar”, revela.

“Os treinamentos não são para formar socorristas, mas sim para grande parte da população ter uma noção básica de primeiros socorros, saber que atitude tomar se caso presenciar um acidente ou um mal súbito, tendo em vista a sua segurança em primeiro lugar e sempre acionar o 192”, frisa o socorrista Cristiano Camargo.

Com o projeto divulgado nas mídias, a procura pelos treinamentos e palestras realizados pelo Samu vem aumentando a cada dia. Empresas e escolas particulares já pedem instruções de como receber o projeto nas instituições. Todas as instituições que tiverem interesse em receber capacitação dos profissionais do Samu devem entrar em contato pelo telefone (42) 3901-1896 e entregar um ofício solicitando os profissionais especializados no programa.

 Colaboração Carlos Ozorio / Anjos Azuis.