26°
Máx
19°
Min

Projeto 'Sou Londrina' abre edital para novas empresas

(foto: Divulgação) - Projeto 'Sou Londrina' abre edital para novas empresas
(foto: Divulgação)

Designers, artesãos, estilistas, fotógrafos, além de artistas e empreendedores, têm até o dia 29 de maio para se inscrever no Projeto SouLondrina, idealizado pelo Sebrae/PR, Convention Bureau de Londrina e o Codel - Instituto de Desenvolvimento de Londrina, entidades que integram o Núcleo de Turismo da cidade. A ação incentiva à criação e comercialização de souvenires com identidade, inovação e criatividade, gerando negócios para artistas e pequenos produtores locais. O objetivo é desenvolver e oferecer um conjunto de souvenires de qualidade, inspirados na cultura dos londrinenses.

O SouLondrina foi lançado em maio de 2015 e está na sua segunda edição. Os interessados em participar da nova seleção devem ler regulamento e preencher a ficha de inscrição, a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de maio. Os documentos estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.londrinaconvention.com.br/materiais-para-download/2-regulamento-souvenir-londrina.html. Após o preenchimento dos dados, a ficha de inscrição deve ser enviada para o email: projetosoulondrina@gmail.com, até o dia 29 de maio. Não serão aceitas as inscrições enviadas fora do prazo.

Poderão participar do SouLondrina empresários de Londrina e da Região Metropolitana. Em 2016, todos os candidatos devem ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo (microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas). Simone Millan, consultora do Sebrae/PR, explica que cada empresa poderá inscrever até quatro produtos.

“É importante enfatizar que não é um Projeto voltado exclusivamente para o artesanato. O SouLondrina também contempla objetos e alimentos produzidos em escala industrial. O que vai definir a escolha dos produtos será a criatividade empregada na criação. Mesmo os produtos tradicionais terão que ter uma ‘pitada’ de criatividade e de inovação para ganharem o selo do SouLondrina. A própria logomarca do Projeto traz a inscrição ‘Souvenir criativo’”, esclarece Simone.

Os souvenires inscritos serão julgados por uma curadoria composta por integrantes indicados pelas entidades que coordenam o Projeto. Para garantir diversidade de produtos, as vagas serão distribuídas dentro das seguintes áreas de atuação ou matéria-prima utilizada: cerâmica e vidro; couros, fibras naturais, sementes, pedras e outros; fios e tecidos; madeira; metais; papéis, ceras, massas, resinas, gesso, parafina e borrachas; e produtos alimentícios e bebidas.

O grupo de 30 produtores selecionados passará por capacitações que englobam workshops para criação, consultorias individuais, formação de preço e desenvolvimento de ficha técnica do produto. Os produtos serão comercializados via e-commerce, em quiosques e estandes em eventos, hotéis, restaurantes e lojas credenciadas que serão parceiras do SouLondrina.

Os produtores selecionados poderão utilizar o selo do Projeto por dois anos. Após esse período, terão a oportunidade de renovar o contrato ou então comercializar os produtos no mercado.

Identidade

Um dos objetivos do SouLondrina é fortalecer a identidade de Londrina, por meio da criação dos souvenires, que são definidos como produtos de alto valor cultural, que resgatam a memória de determinado lugar, utilizados para presentear as pessoas.

Além de preservar a memória da cidade, o Projeto oferece diversas vantagens, como geração de renda para os produtores locais, promoção de capacitação para os empreendedores e artistas selecionados, além de ampliação do mix de produtos e dos pontos de vendas.

(com assessoria de imprensa)