22°
Máx
16°
Min

Proteção de parreiral é apresentada pelo Emater

O visitante que passou pelo local pôde ver “in loco” a forma simples e eficiente de instalação (Foto: Colaboração / Emater) - Proteção  de parreiral é apresentada pelo Emater
O visitante que passou pelo local pôde ver “in loco” a forma simples e eficiente de instalação (Foto: Colaboração / Emater)

Proteger o parreiral contra chuvas intensas, granizos, ventos fortes e entrada de vespas e abelhas é essencial para não comprometer a qualidade da uva na fase de colheita. 

E a área de fruticultura do Instituto Emater no Show Rural 2016 trouxe inovação ao viticultor: o fechamento do parreiral por inteiro com estrutura feita de eucalipto, arame e malha de sombreamento.

O visitante que passou pelo local pôde ver “in loco” a forma simples e eficiente de instalação, além do resultado positivo que a estrutura proporciona por meio da visualização da qualidade da uva produzida.

“A malha pode influenciar também de forma positiva no desenvolvimento vegetativo da planta, através de uma melhor qualidade de luz que a planta recebe, resultando em mais fotossíntese, que gera qualidade e maior produtividade da fruta”, afirma Élcio Pavan, engenheiro agrônomo do Emater.

O custo de instalação pode chegar a R$ 26 o metro quadrado, considerando a compra de todos os itens. “A mão de obra e o eucalipto representam cerca de 60% do custo, o que significa que as propriedades que possuem esses itens podem baixar drasticamente os valores. 

A durabilidade da estrutura é de até 15 anos, portanto o custo pode ser bem diluído durante todo esse tempo”, conclui Élcio.

Colaboração: Assessoria de Imprensa.