27°
Máx
13°
Min

Próximo fim de semana será de festa em São José dos Pinhais

(Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais) - Próximo fim de semana será de festa em São José dos Pinhais
(Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais)

No próximo sábado (19) São José dos Pinhais comemora 326 anos. Para celebrar o aniversário, serão realizadas uma série de ações durante esta semana. Nesta terça-feira (15), será inaugurado o Armazém da Família. Além disso, dois novos Centros Municipais de Educação Infantil vão ser entregues pela prefeitura do município.

Já para o fim de semana, está programada a festa em comemoração ao aniversário da cidade, no Parque do Vinho (Rua Júlio Cesar Setenareski, 1.500, na Colônia Mergulhão). Vão ser três dias com diversos shows. Na sexta-feira (18), a principal atração fica por conta da banda O Rappa. Já no sábado (19), Luan Santana vai subir ao palco em São José dos Pinhais.  Por fim, no domingo, a dupla sertaneja Jorge & Mateus fecha a programação.

Transporte

Nos dias da Festa da Cidade haverá uma linha de ônibus exclusiva, que vai sair do Terminal Central de São José dos Pinhais e do Parque do Vinho. O local da Festa também contará com ponto de concentração de táxi como forma de transporte alternativo.

História

A escolha do dia 19 de março como aniversário oficial da cidade aconteceu por meio de um Projeto de Lei de 1951, já que no dia 19 é comemorado o dia de São José, padroeiro do Município.

Em 8 de janeiro, o município comemorou 163 anos de Emancipação Política – ato criado pela Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo, em que São José dos Pinhais passa a ser considerada uma cidade de fato, com a posse de seus primeiros vereadores, em 8 de janeiro de 1853.

Na época faziam, o município abrangia as terras que hoje fazem parte de Araucária, Piraquara, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul e Agudos do Sul.