22°
Máx
17°
Min

Quarta edição da Feijoada Solidária contribui com projeto Antares

Projeto seleciona alunos de escolas públicas com bom desempenho nas aulas para receber reforço no contraturno (Foto: Divulgação) - Quarta edição da Feijoada Solidária contribui com projeto Antares
Projeto seleciona alunos de escolas públicas com bom desempenho nas aulas para receber reforço no contraturno (Foto: Divulgação)

No próximo sábado (20) acontecerá mais uma edição da Feijoada Solidária, a ser realizada no Condomínio Green Park. O evento, que já existe há quatro anos, é uma iniciativa da Associação, Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Os recursos arrecadados durante o evento serão repassados integralmente para o Projeto Antares.  Este projeto é uma iniciativa de sucesso da ACIPG que visita escolas estaduais e seleciona alunos carentes com bom desempenho estudantil. Eles passam a frequentar aulas de reforço no contraturno, em diversas disciplinas, sendo paralelamente orientados para o vestibular. Todos os alunos que ingressaram na primeira turma já estão na universidade, tendo sido aprovados com ótimas classificações.

Os estudantes, com faixa etária entre 14 e 17 anos, são acompanhados durante os três anos do Ensino Médio. Ao ingressar no 1º ano, frequentam aulas nas quartas, quintas e sextas, na Secal, Unopar e na ACIPG, com materiais fornecidos gratuitamente e elaborados especialmente para o projeto. A Gestpar também é uma parceira e colabora com a impressão dos materiais. A primeira turma acompanhou 25 alunos, todos já no Ensino Superior. A segunda e a terceira turma contam com 24 e 30 alunos, respectivamente. A iniciativa foi ampliada e agora conta também com o Projeto Pré Antares, para alunos que ainda não ingressaram no Ensino Médio – esta turma já conta com 21 alunos.

Milane Barbur, uma das diretoras da ACIPG e coordenadora do Projeto Antares, defende que “a ideia é que esses jovens voltem para o seu meio e modifiquem o espaço onde vivem”. O projeto contribui para que os jovens utilizem suas habilidades para construir um caminho de sucesso e uma vida mais digna. A referida diretora ainda acrescenta que um dos alunos selecionados, parte do Projeto Pré Antares, têm apenas 12 anos e já fala 12 línguas. “Estava desestimulado em uma escola de bairro. Hoje conseguimos colocá-lo em uma escola particular com bolsa”.

Dos projetos iniciais ainda surgiu a iniciativa Cooperativa Mirim Antares, única em Ponta Grossa. Nesta, os alunos têm a oportunidade de trabalhar com os conhecimentos adquiridos de forma prática, tornando-se pequenos empreendedores. Esta atividade da ACIPG conta com o Instituto Sicoob como principal parceiro. Os convites para a feijoada solidária encontram-se à venda na ACIPG.

Colaboração Assessoria de Imprensa.