20°
Máx
14°
Min

Quase 500 casos de dengue foram confirmados em Curitiba neste ano

(Foto: Arquivo/SMCS) - Quase 500 casos de dengue foram confirmados em Curitiba neste ano
(Foto: Arquivo/SMCS)

Curitiba registrou 486 casos confirmados de dengue, entre janeiro e maio deste ano. Destes, 23 foram contraídos na cidade, de acordo com levantamento da operação Curitiba contra o Aedes divulgado hoje (2) pelo prefeito Gustavo Fruet e pelo secretário municipal da Saúde, César Titton.

Ao todo, foram 5.420 casos notificados e, na avaliação da operação, as ações de prevenção e combate impediram que o número fosse ainda maior. "O fato de apenas 5% dos casos serem autóctones mostra que o trabalho surtiu efeito. Agora é fundamental manter a mobilização de forma permanente, já como prevenção para o próximo verão”, avaliou o prefeito Gustavo Fruet. Também foram registrados 38 casos de Zika (30 importados e 8 da cidade) e 14 casos importados de Chikungunya.

Durante a operação, mais de 700 mil imóveis da cidade, o correspondente a 90% do total, foram vistoriados nos últimos meses. “Ficamos longe de ter uma epidemia de dengue em Curitiba. Tivemos um caso para cada 78 mil pessoas, aproximadamente. O que caracteriza uma epidemia é a ocorrência de três casos para cada grupo de mil pessoas”, explicou o secretário de Saúde, Cesar Monte Serrat Titton.

Colaboração Prefeitura de Curitiba