Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Quem passar pela BR-277 rumo ao litoral vai receber kit de combate à dengue

(Foto: Divulgação) - Quem passar pela BR-277 vai receber kit de combate à dengue
(Foto: Divulgação)

O combate à dengue no Litoral do Estado terá um reforço ainda na estrada. Os motoristas que passarem pela BR-277 entre os dias 13 e 31 de janeiro irão receber um kit de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa é da concessionária Ecovia, que vai disponibilizar 15 mil mata-larvas de uso doméstico. O material, produzido pela indústria química paranaense Dexter Latina, será entregue nos Serviços de Atendimento ao Usuário (km 35 e 11 da rodovia) junto com um informativo com dicas de combate ao mosquito.

“Como o tráfego na rodovia será alto durante todo o mês de janeiro, período da alta temporada de verão, a Ecovia quer sensibilizar e mobilizar os viajantes para que todos possam ajudar no combate ao mosquito. Buscamos essa parceria com a Dexter para que a aplicação do larvicida em massa, nas casas dos veranistas, ajude a reduzir os casos de dengue e outras doenças”, explica o gerente de Atendimento da Ecovia, Raul Boff. No ano passado foram registrados mais de vinte mil casos da doença no Litoral do Estado.

Mata-larvas

De acordo com a concessionária, o produto distribuído consegue eliminar cerca de 200 larvas do mosquito com uma única aplicação. O número é a quantidade aproximada de ovos que uma fêmea deposita por vez, sendo que um mosquito pode dar origem a 1,5 mil ovos durante toda sua vida, em diversos criadouros.

“O uso de larvicida deve ser a primeira etapa de combate à infestação. O uso doméstico faz com que o combate aconteça no criadouro do mosquito. É quase impossível combater, a cada sete dias (período de desenvolvimento das larvas do Aedes aegypti), centenas de novos insetos sem o uso de um mata-larvas”, alerta Milton Braida, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Dexter Latina. O produto pode ser aplicado em fonte de água, piscinas desativadas, vasos de plantas ou qualquer outro espaço que armazene água.

Colaboração Ecovia