28°
Máx
17°
Min

Raio cai em campus da UEL e deixa rádio fora do ar

(foto: Pixabay) - Raio cai em campus da UEL e deixa rádio fora do ar
(foto: Pixabay)

Um raio que caiu sobre o Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na madrugada desta segunda-feira (9) queimou diversos equipamentos importantes e interrompeu o funcionamento normal da Rádio Educativa da Universidade (UEL FM - 107,9 MHz). A energia do raio desceu por um cabo de áudio no prédio onde funciona a emissora, no CECA, e queimou a mesa de som do estúdio principal, o processador de som e o isolador da mesa, além de na sequência romper os cabos subterrâneos quem ligam o estúdio até a sala do transmissor/antena, a cerca de 800 metros.

Com estes equipamentos avariados não há a menor possibilidade de operação da rádio e, portanto, a transmissão da programação geral está suspensa sem previsão de tempo para voltar à normalidade, no sistema analógico. Apenas a edição diária do radiojornal "UEL FM Notícias", incluindo o boletim da Rádio França Internacional, será gravado e estará disponível para audição no www.uelfm.uel.br e no Facebook da emissora, que é: rádio uel fm.

Este foi o segundo raio que caiu sobre o CECA neste ano e provocou a queima de equipamentos na UEL FM. Em 2015, houve a ocorrência de outros cinco raios também prejudiciais à emissora. Esta mesa de som do estúdio principal, por exemplo, já é a quarta queimada neste período de um ano e meio. As providências para as compras e substituições dos materiais e equipamentos estão sendo tomadas, em caráter de urgência, pela administração da Universidade.

(com informações da Agência UEL)