22°
Máx
16°
Min

Renovação do Passe Livre acontece na Praça de Atendimento da Prefeitura

Estudante que desejam renovar benefício devem comparecer na Prefeitura (Foto: Divulgação) - Renovação do Passe Livre acontece na Praça de Atendimento
Estudante que desejam renovar benefício devem comparecer na Prefeitura (Foto: Divulgação)

Segue até o dia 31 de março o prazo para que os estudantes com direito ao Passe Livre façam a renovação ou o cadastro do benefício. O período, que começou na segunda-feira (2), teve ontem (3) 163 atendimentos. O trabalho é realizado na Praça de Atendimento da Prefeitura Municipal, das 8h às 17h. A expectativa da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) é de que 4,2 mil alunos continuem recebendo o benefício neste ano.

Documentação necessária

Para renovar o benefício, o estudante deve levar a declaração fornecida pelas instituições de ensino. O documento comprova que o estudante concluiu o ano letivo de 2015 e informa o novo ano e período que irá cursar. Os beneficiários devem apresentar também o comprovante de residência atualizado, RG (no caso do aluno ser menor de idade, do responsável) e comprovante de matrícula do aluno, emitido na instituição de ensino no sistema da AMTT. No caso de alunos bolsistas, devem apresentar o contrato com a instituição.

Já a documentação necessária para novos cadastros pode ser consultada na página da prefeitura de Ponta Grossa. A documentação apresentada passará por uma análise. Para conferir se ganhou o direito ao Passe Livre, o estudante deve acessar a página do benefício no portal da Prefeitura. Após a liberação, os beneficiários devem ir até o Ponto de Venda da Viação Campos Gerais, no Terminal Central, onde será confeccionado novo cartão.

Quem tem direito?

O benefício é proposto a estudantes de escolas e universidades públicas ou àqueles que recebem bolsa integral em instituições privadas, que morem a mais de dois quilômetros do local onde estudam. Os universitários, além da distância de dois quilômetros entre a residência e a instituição, devem obedecer a mais alguns critérios. No caso dos universitários de instituição pública, é necessário que estejam no Cadastro Único da Assistência Social e sejam beneficiários de um dos programas sociais: Bolsa Família, Telefone Popular, Bolsa Verde, Minha Casa Minha Vida faixa I, Tarifa Social de Energia Elétrica

São doados dois créditos por dia letivo, conforme a grade curricular da instituição de ensino. Com relação aos estudantes de instituições privadas, o acesso será liberado aos alunos que possuam 100% de bolsa de estudo, financiada pela universidade/faculdade através de programa governamental.

O benefício

O Passe Livre foi criado para ser usado apenas no período de aulas; portanto, o uso do benefício fora deste período pode ser caracterizado como indevido. Os estudantes com aulas de manhã podem usar o cartão das 5h às 14h. Aqueles matriculados na tarde têm o benefício à disposição das 11h às 19h. Os alunos com aulas no período noturno podem utilizar o Passe Livre das 16h à 0h30. Para os estudantes de período integral, o benefício é liberado durante todo o dia.

Com informações da assessoria.