22°
Máx
17°
Min

Restaurantes de Maringá aderem a programa contra desperdício de alimentos

Sebrae vai diagnosticar percentual de matéria-prima jogada fora (Foto: EBC) - Restaurantes aderem a programa contra desperdício de alimentos
Sebrae vai diagnosticar percentual de matéria-prima jogada fora (Foto: EBC)

Vinte e cinco estabelecimentos de Maringá aderiram à campanha para redução do desperdício de alimentos, lançada pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) e pelo Sebrae.

O programa ‘Cinco menos que são mais’ prevê uma primeira etapa de diagnóstico dos participantes para saber o nível de desperdício, não apenas nos alimentos, mas também em água, energia, além da geração de resíduos.

“Com estes resultados em mãos esperamos poder tornar as micro e pequenas empresas mais competitivas, possibilitar ganhos econômicos em seus negócios e contribuir para a redução dos eventuais impactos negativos que sobras, resíduos, efluentes e emissões possam causar ao meio ambiente”, explicou a consultora do Sebrae Patrícia Valente Santini.

Deborah Kemmer, presidente da Abrasel Noroeste do Paraná, argumenta que programas como este são importantes em períodos de crise. “Em tempos assim é fundamental ter uma boa gestão dos negócios, dos recursos financeiros e evitar desperdícios. Sem dúvidas, é uma ótima oportunidade para ajudar a driblar a crise”, destaca.

Quem aderir ao programa terá incentivo da Coopercard e Sebratec para a implantação de ações de inovação e tecnologia. O subsídio será de 50%.

Para levar

Recentemente, outra campanha foi lançada, a ‘Peça para levar’, voltada aos clientes. O objetivo é incentivar que eles levem as sobras dos pratos para casa, impedindo que o alimento vá parar no lixo.

Colaboração Assessoria de Imprensa