22°
Máx
14°
Min

Restaurantes lançam campanha contra desperdício de alimentos em Maringá

(Foto: EBC) - Restaurantes lançam campanha contra desperdício de alimentos
(Foto: EBC)

Será lançado nesta quinta-feira (23), em Maringá, o programa ‘Peça para levar’, que incentiva as pessoas a levarem para casa a comida que sobrou do pedido feito no restaurante. A iniciativa visa diminuir o desperdício de alimentos e a geração de lixo orgânico.

O programa é promovido pela regional noroeste da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o programa Empreender e o Maringá Convention & Visitors Bureau.

“Há diversas formas de desperdício de alimentos e esse programa é uma maneira de ajudar a diminuir isso. Já é uma tendência as pessoas pedirem para levar embora, mas queremos ampliar. Muitas vezes, o cliente pede um prato em nosso restaurante, não aguenta comer tudo e não quer levar ou se sente constrangido em pedir para levar. Ele pagou pelo prato e tem todo direito de pedir”, ressalta a presidente da Abrasel Noroeste e proprietária do Boteco do Neco, Deborah Kemmer.

Os garçons e atendentes vão oferecer aos clientes uma caixa, onde o próprio cliente poderá montar e arrumar o que deseja levar. “Trata-se de um programa socioambiental de conscientização e de mudança cultural. Imagine quanta comida pode deixar de virar lixo? E ainda tem o ônus da destinação correta do lixo orgânico, que pode diminuir se reduzirmos o desperdício.”

No Boteco do Neco, por exemplo, por semana são descartados cerca de cem quilos de lixo orgânico, incluindo perdas internas e sobras. No mundo, de 30% a 40% dos alimentos produzidos não são consumidos.

Restaurantes da cidade ainda estão aderindo ao programa. Todos os estabelecimentos podem participar. Para isso é preciso adquirir os kits com caixa, descanso para copo e bótons. Quem participar também vai receber orientações para o treinamento de garçons e atendentes.

Para aderir é preciso entrar em contato com a secretaria executiva da Abrasel pelo telefone (44) 9964-7774 ou pelo e-mailsecretarianopr@abrasel.com.br.

Colaboração Assessoria de Imprensa