27°
Máx
13°
Min

Reunião debate gestão do Samu e reajuste de servidores

Preocupação das lideranças é encontrar a melhor forma de administrar déficit do Samu (Foto: Divulgação / Amsop) - Reunião debate gestão do Samu e reajuste de servidores
Preocupação das lideranças é encontrar a melhor forma de administrar déficit do Samu (Foto: Divulgação / Amsop)

O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Marmeleiro, Luiz Bandeira, e o presidente da Comissão de Saúde da entidade, o prefeito de Bom Jesus do Sul Cesar Bueno, lideraram as discussões sobre o futuro do Samu na região. A gestão do sistema e o reajuste exigido pelos funcionários são alguns dos pontos debatidos. O grupo ainda aprofundou discussões sobre temas envolvendo o hospital São Francisco.

Embora a pauta de discussões apresentasse seis itens, o assunto que mais recebeu atenção foi o futuro do Samu na região. As dificuldades em administrar o déficit contábil vem aumentando a cada mês, agravada com a inadimplência de alguns municípios e a disparidade entre o que o governo federal repassa frente ao Estado e municípios. Além disso, os funcionários pressionam por correção no salário acima das possibilidade de pagamento, segundo os gestores do sistema.

De acordo com a coordenação, o maior volume de recursos é destinado para manter a Central de Regulação do atendimento, sediado em Pato Branco, com cerca de R$ 500 mil mensais. Uma das possibilidades seria a extinção da central, repassando tudo para a regional de Cascavel, mas líderes regionais temem por uma queda na qualidade do serviço prestado. A busca agora é por alternativas, seja na cobrança dos valores atrasados, na maior contribuição do Estado e cortes de gastos na Central.

Bueno e Bandeira decidiram, em conjunto com a equipe, convidar o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Vinícius Augusto Filipak, para uma reunião na Amsop no dia 18 de março. A ideia é definir medidas que possam amenizar o impacto financeiro.

Colaboração Assessoria de Imprensa.