24°
Máx
17°
Min

Revitalização da PR-160 beneficia 90 mil moradores dos Campos Gerais

(Foto: Jorge Woll / DER) - Revitalização da PR-160 beneficia 90 mil moradores dos Campos Gerais
(Foto: Jorge Woll / DER)

As equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) concluíram a revitalização de 13 quilômetros da PR-160. As obras foram executadas a partir da ponte do Rio Tibagi, em Telêmaco Borba, até o entroncamento com a PR-340, rodovia de acesso a Ortigueira. As obras beneficiam diretamente cerca de 90 mil moradores dos dois municípios. O investimento do Governo do Paraná foi de R$ 6,1 milhões.

As obras foram iniciadas em maio e incluíram a recuperação do pavimento e melhorias na sinalização horizontal da rodovia, que passa pelo perímetro urbano de Telêmaco Borba. Diversos pontos de acesso entre os bairros da cidade ganharam nova pintura, aumentando a segurança de motoristas e pedestres que trafegam pela região.

A PR-160 é uma das principais ligações entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro do Paraná. “As obras de revitalização em Telêmaco Borba foram executadas para aumentar as condições de segurança dos usuários e melhorar o fluxo de veículos, facilitando o transporte de cargas da indústria madeireira, bastante presente na região”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Outros investimentos

Além da revitalização de parte da PR-160, o Governo do Paraná, em parceria com o Grupo Klabin, finalizou no primeiro semestre de 2016 a pavimentação de 18 quilômetros da Nova Estrada da Campina (PR-340), que liga Telêmaco Borba à região de Campina dos Pupos, em Ortigueira. O trecho de 18 quilômetros recebeu asfalto, acostamento, terceira faixa e sinalização.

Os investimentos da Klabin em melhorias viárias na região de Ortigueira e Telêmaco Borba foram feitos por meio do crédito outorgado - a empresa aporta dinheiro na infraestrutura e depois obtém abatimentos sobre os créditos futuros do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS). Somente em infraestrutura, os investimentos feitos pela Klabin na região somam cerca de R$ 620 milhões.

Colaboração Agência Estadual de Notícias.