21°
Máx
17°
Min

Richa deve anunciar contratações para o HU na próxima semana

(foto: AEN/Arquivo) - Richa deve anunciar contratações para o HU na próxima semana
(foto: AEN/Arquivo)

O deputado estadual Cobra Repórter afirmou em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta segunda (18), que obteve a garantia do governador Beto Richa de que o problema do fechamento do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Universitário de Londrina  será solucionado o mais breve o possível. Segundo o deputado, o governador deve anunciar contratações já na próxima semana.

Cobra afirmou que tão logo tomou conhecimento da informação na semana passada, entrou em contato com a reitora, Berenice Jordão, com o governador Beto Richa e os secretários de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes e com o secretário de Saúde, Michele Caputo, para buscar uma solução. 

“Não podemos nem cogitar o fechamento da ala de queimados, ela é de extrema importância não só para Londrina, como para todo o Paraná, pois só existem duas unidades com este tipo de atendimento no Paraná e o HU está com todos os leitos do CTQ ocupados. O governador nos garantiu que a situação será solucionada e deve anunciar as contratações já na próxima semana”, afirmou o deputado.

Segundo a reitora da UEL, Berenice Jordão, existem hoje 195 servidores concursados da UEL aguardando nomeação, dos quais 92 são para suprir a demanda do HU. Estes servidores passaram por todas as etapas do edital de concurso público e aguardam somente a nomeação por parte do governador do estado.

Jordão lembra que a UEL completará 45 anos e com isso um número elevado de servidores buscam suas aposentadorias, sem que ocorra uma reposição na mesma velocidade. De acordo com a reitora, como as substituições não acontecem na proporção em que as aposentadorias são concedidas, estão ocorrendo problemas no atendimento do hospital, que demandam equipes multidisciplinares e serviços especializados. "Com este desfalque, os servidores estão se desdobrando para cobrir especialidades, o que pode prejudicar a qualidade do atendimento".

(com assessoria de imprensa)