22°
Máx
17°
Min

Richa é homenageado nos 70 anos da Sociedade Rural em Londrina

Richa é homenageado nos 70 anos da Sociedade Rural

O governador Beto Richa participou nesta quinta-feira (30) da comemoração pelos 70 anos da Sociedade Rural do Paraná, em Londrina. Richa foi homenageado pela parceria e apoio ao agronegócio, em sua gestão. Também receberam homenagens o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; os presidentes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Inácio Afonso Kroetz; do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto; do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Rubens Ernesto Niederheitmann; e da Sanepar, Mounir Chaowiche.

"Me sinto honrado por participar deste momento marcante da Sociedade Rural do Paraná, uma das instituições mais respeitadas no Estado e no Brasil. Há motivo de sobra para comemorar", afirmou o governador no evento, que reuniu dirigentes e associados da entidade, empresários, lideranças políticas e de diversos segmentos da economia.

Desde 1946, a Sociedade Rural do Paraná atua na área da pecuária e da produção rural brasileira e é a responsável pela realização da Expolondrina, um dos principais eventos de agronegócio no País. É uma das entidades de classe mais representativa do cenário nacional.

Richa enalteceu a atuação e a importância da entidade, destacou o trabalho do presidente, Rubens Sganioni, e citou, em especial, a Expolondrina. "É um dos principais eventos agropecuários do País, promovido com muita organização e com resultados expressivos. Uma verdadeira vitrine das riquezas de nosso Estado e de uma parte do Brasil produzidas pelo agronegócio", declarou o governador. "Cumprimento a Sociedade Rural pelos seus 70 anos de realizações e quero reafirmar o compromisso do governo com os produtores rurais, que geram a riqueza do Paraná, divisas ao Brasil e milhões de empregos."

O secretário Norberto Ortigara reafirmou a importância da Sociedade Rural para o agronegócio estadual e nacional. "É uma das mais consistentes e organizadas instituições de produtores e criadores rurais do Brasil, que tem uma atuação forte e técnica em defesa da agropecuária", disse Ortigara. "A Sociedade Rural é também uma parceira na construção de melhores políticas para o segmento rural. Tem sido assim desde o começo. A entidade nos ajuda a optar pelos melhores caminhos para o sucesso da agricultura e da pecuária paranaense", ressaltou Ortigara.

História

A Sociedade Rural do Paraná (SRP) começa sua história em 1946, quando o Paraná possuía, ainda, uma produção agropecuária inexpressiva. Um grupo de 50 agropecuaristas, liderados por Hugo Cabral, primeiro presidente da entidade e primeiro prefeito de Londrina, criou a Associação Rural de Londrina (ARL), hoje, Sociedade Rural do Paraná.

"Na época, o café era a única cultura de expressão econômica da região. Olhando para trás, temos a exata dimensão de quão duro foi o trabalho dos pioneiros e como as diretorias da época fizeram da entidade um instrumento de lutas e conquistas", conta Moacir Sgarioni, presidente da SRP.

Em 1955 foi realizada a 1ª Exposição de Pecuária e a 2ª Agrícola da ARL. A primeira compra de terras para montar o Parque Ney Braga foi escriturada em 1958. A construção da sede e dos primeiros pavilhões, muito deles doados por pioneiros da região Norte, iniciaram em 1961. Em 1962 foi criado o departamento de Registro Genealógico das Raças Zebuínas.

Foi através da SRP que começaram as negociações do Iapar em Londrina, em 1972, e das discussões para a criação da Embrapa Soja, importantes órgãos de pesquisa. O Parque de Exposições Ney Braga, sede da entidade, também se tornou referência para eventos e ações políticas do segmento. A SRP também promove eventos técnicos para que o produtor possa incrementar a produtividade, capacitar a mão de obra, gerando melhor remuneração ao homem do campo.

A entidade teve forte atuação no desenvolvimento da pecuária nacional, desde as importações de animais das raças zebuínas da Índia em 1960 e 1962 e também de inúmeras importações de animais e sêmen das raças europeias.

(com Agência Estadual de Notícias)