21°
Máx
17°
Min

Rio Tamanduá tem mutirão de limpeza neste sábado

Sanepar - Rio Tamanduá tem mutirão de limpeza neste sábado
Sanepar

O Rio Tamanduá, na região do Remanso Grande, próxima ao Hotel Panorama, em Foz do Iguaçu, terá um mutirão de limpeza neste sábado (10), a partir das 10h. O trabalho será feito por cerca de 30 voluntários da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (Adere). A ação deve prosseguir até as 14h.

A iniciativa, que tem apoio institucional da Itaipu, será nas proximidades da subestação de captação da Sanepar. O local é conhecido como “Recanto do Rio Tamanduá”.

Cerca de 30% da população iguaçuense é consumidora da água captada no rio, fonte de abastecimento desde 1978, segundo a Sanepar. Regularmente, voluntários da Adere e de outras instituições promovem mutirões no entorno do Tamanduá. Toneladas de lixo já foram removidas desde a nascente, na divisa com Santa Terezinha de Itaipu, até o Rio Iguaçu. A iniciativa ajuda a preservar a mata ciliar, fundamental para a sobrevivência do próprio curso d’água.

Mais adiante, outra área também será contemplada. Uma atividade semelhante está programada para 17 de setembro (sábado) no Terminal Turístico de Três Lagoas, no Lago de Itaipu. Para este dia são esperados pelo menos 50 voluntários. Eles devem se revezar no recolhimento do lixo encontrado em toda a extensão da prainha.

“A partir destas ações, pretendemos levantar bandeiras para a transformação destas áreas em parques municipais. Começaremos com a conscientização ambiental, recuperando estes espaços e combatendo o descarte de lixo”, afirmou o presidente da Adere, Raby Khalil.

Colaboração: Assessoria.